Praça da Glória recebe o Projeto Circuito da Inclusão no próximo dia 21

Pela segunda vez, o Projeto Circuito Inclusão promove a Corrida e Rua de Lazer para cerca de mil pessoas, no próximo domingo, dia 21. O evento é voltado para pessoas com deficiência e suas famílias, onde acontecerá, das 8h às 13h, na Praça da Glória, bairro Eldorado. A Corrida tem o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.

Para o secretário municipal de Direitos Humanos, Marcelo Lino, este evento é muito importante devido ao fato de dar grande visibilidade a pessoa com deficiência, a ter momentos de lazer e a participar do que a sociedade oferece a todos, que é o direito também ao esporte e a frequentar os espaços públicos. “Para a secretaria é importante garantir a realização desse tipo de evento, porque ele coloca o direito ao esporte, ao lazer na pauta da nossa cidade, e essa é uma determinação do prefeito Alex de Freitas, de criarmos, cada vez mais, condições para que pessoas com deficiência participe das ações da cidade em sua plenitude”, enfatizou.

O objetivo do evento é proporcionar a todas as pessoas com deficiência e seus familiares de Contagem e região metropolitana, um dia de lazer diferente, independentemente de sua deficiência, seja ela física, mental, visual ou auditiva. “Temos como lema que brincar é para toda vida e não somente na infância. O lazer é uma pausa nas terapias, em sua rotina e o lazer adaptado é um abre alas da inclusão. Para mim, como idealizadora do circuito, é um grande orgulho fazermos a segunda edição. Este ano, além dos brinquedos comuns, também vamos levar os brinquedos adaptados”, disse a coordenadora do Projeto, Débora Batista.

O evento contará com uma corrida (caminhada) de 500 metros somente para pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Todos receberão medalhas de participação. Terá também tendas com diversas informações e atividades para pessoas com deficiência, como ateliê de roupas acessíveis, além de uma estrutura de rua de lazer com brinquedos infláveis e brinquedos acessíveis a pessoas com deficiência, sendo eles inclusivos e adaptados, para crianças típicas e atípicas poderem brincar, como o skate inclusivo, carrinho roliman adaptado, capoeira e muito mais.

Tendas

O público poderá usufruir de vários serviços nas tendas da rua de lazer como a do Vestindo Bem, com Roupas e Moda Inclusiva; Grupo Amais, com Exposição Fotográfica sobre o autismo; Rodas e Rosas, com atendimento de beleza para Mulheres Cadeirantes; OAB, com orientação jurídica; Clínica autonomia, dando orientação as famílias; Cebrac, com Pit stop da saúde com a nutricionista Virgínia; Secretaria de Saúde de Contagem, falando sobre a saúde bucal para pcd; Clínica autonomia e o Centro Equoterapia Talentos divulgando seus trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *