Blitz de fiscalização do Crea-MG em Contagem vai percorrer cerca de 250 obras

Foto Divulgação

Uma equipe formada por 11 fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou, na segunda-feira,  dia 11, uma blitz de fiscalização em Contagem. A ação, que acontece até o dia 15 de fevereiro, também vai verificar a regularidade das obras nas cidade de Ribeirão das Neves e Esmeraldas.

O principal objetivo da blitz é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pelas inspetorias. O inspetor-chefe de Contagem, engenheiro agrimensor Anderson Campolina, explica que essa ação vai verificar a presença do profissional habilitado na condução das obras. “A fiscalização é uma garantia para a sociedade de que os serviços estão sendo executados por responsável técnico habilitado para aquela função. Precisamos mudar o conceito de que o profissional é algo oneroso, a presença dele é a segurança da aplicação das melhores técnicas”, afirma o inspetor.

Iniciadas no ano passado, as blitze também farão parte do planejamento da fiscalização do Crea-MG em 2019. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, o êxito alcançado pelas blitze em 2018 é a justificativa para continuar com essa ação. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades. Seguiremos com essa metodologia em 2019, buscando eficiência e resultados cada vez mais significativos”, ressalta.

 Balanço

Em 2018, foram realizadas 46 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 11 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *