Cônsul italiano é recebido pelo prefeito Alex de Freitas

Foto Casso Matias

Cônsul italiano Dário Savaresi busca estreitar os laços com o município de Contagem

O cônsul italiano em Belo Horizonte, Dário Savaresi, que assumiu o consulado em junho do ano passado, visitou o prefeito Alex de Freitas, na segunda-feira (25). O prefeito de Contagem colocou-se à disposição para colaborar com missões ítalo-mineiras que venham a ocorrer, principalmente com o objetivo de inserir o município na rota de novos negócios, sejam no contexto empresarial ou de intercâmbio cultural. “Estamos abertos a novos investimentos, inclusive, informando que Contagem está em processo de expansão industrial, em nova área voltada para empresas não-poluentes, cuja aprovação do novo parque segue as diretrizes do novo Plano Diretor, da Lei de Uso e Ocupação do Solo e da legislação ambiental”, destacou Alex de Freitas.

“Nosso foco é colocar o município em posição à altura do seu nome, história e crescimento, pois temos um governo progressista, sempre alinhando o desenvolvimento econômico com o social de forma sustentável. Queremos aperfeiçoar a vocação industrial, de serviços, de comércio e social. E para tanto, procuramos conhecer os exemplos do que há de melhor e de mais moderno no mundo lá fora”, acrescentou o prefeito.

Conforme informou Alex de Freitas ao cônsul, Contagem já tem uma história antiga de agregar empresas italianas, como a Fiat/Allis e a fábrica de tratores CNH, dentre outras. Também informou aos visitantes sobre os projetos de obras viárias e de transporte de passageiros em andamento no município como viadutos, terminais de ônibus, a avenida Maracanã, que vai reduzir o tempo de viagem até a região de Vargem das Flores (onde estará a novo parque industrial) e o projeto de expansão do metrô à estação Novo Eldorado.

O prefeito disse aos visitantes que, após o feriado do Carnaval, vai retomar, com os novos governantes estadual e federal, as conversas sobre os recursos e as contrapartidas para essas obras de vulto, cujos projetos foram iniciados nos últimos anos e dos quais Contagem precisa para o seu desenvolvimento viário e o progresso econômico.

O cônsul italiano Dário Savaresi afirmou que vai fazer visitas políticas e às entidades empresariais e culturais nas principais cidades mineiras. “A minha meta é estreitar ainda mais a amizade ítalo-mineira que já é bastante calorosa, não ficando apenas na capital, mas visitando outras cidades urbanas, históricas e progressistas”, disse o cônsul, que agradeceu a recepção do prefeito de Contagem.

Também acompanharam o cônsul italiano em suas visitas a Contagem, o secretário-geral da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais, Leonardo Freitas, além do assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Igor Tameirão, e do secretário municipal de Comunicação, José Luiz da Silva Borel. Na oportunidade, Leonardo Freitas convidou o prefeito e seus assessores a participarem do Seminário “Indústria 4.0” a se realizar no dia 9 de maio, com a presença de três empresas italianas.

Visita à CNH Tratores

Em seguida à visita ao prefeito, o cônsul Dário Savaresi foi conhecer a fábrica de tratores CNH Industrial, em companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), Saint Clair Terres. O cônsul italiano também foi convidado a realizar nova reunião em Contagem, na sede da Sedecon, para conhecer o parque industrial e a autarquia que administra o Centro Industrial de Contagem (Cinco), com o objetivo de colaborar na atração de novos investimentos italianos para o município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *