SINEP/MG realiza XV Encontro Mineiro de Educação em Contagem

O Jornalista Alexandre Garcia faz a abertura do Encontro

“Querer, poder e fazer na escola contemporânea” será tema o evento, que se realiza nos dias 05 e 06 de abril

O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais realiza, nesta sexta-feira e sábado (05 e 06 de abril), o XV Encontro Mineiro de Educação. O evento, tradicional entre educadores do Estado e reconhecido com um dos eventos educacionais mais importantes do país, reunirá mais de 700 pessoas da Educação Infantil ao Ensino Superior, no Centro de Convenções do Actuall Hotel, em Contagem.

O XV Encontro Mineiro de Educação chega com muitas novidades, com tudo aquilo que há de mais relevante para atualização, formação e melhoria das escolas mineiras. Pensando na escola do futuro, o SINEP/MG traz o tema “Querer, poder e fazer na escola contemporânea”. Entre as novidades, minipalestras simultâneas, inclusão das escolas em atividades culturais durante o evento, participação de alunos em painéis educativos, além dos tradicionais momentos de interação educacional e afetiva entre os educadores.

Palestras

O SINEP/MG buscou palestrantes que se destacam não só no meio educacional, mas que são protagonistas do cenário político-econômico atual. Assim, o encontro se inicia nesta sexta-feira com palestra magna com o jornalista Alexandre Garcia, que irá traçar panoramas político-econômicos para os próximos anos e tratará sobre o que as escolas poderão esperar do atual governo.

No sábado, o dia começa com a filósofa Viviane Mosé, com o tema “Desafios da educação na sociedade do conhecimento”. Também haverá palestra da jornalista especializada em Direitos Humanos e Gestão Social, Anna Penido, sobre “O alcance das inovações para transformar a educação na prática”, a especialista em inovação Jaqueline Weigel, sobre “O futuro do mundo e os impactos na educação”, além de um painel educacional com a presença do diretor regional da Globo Minas, Marcelo Ligere, a mestre em Educação pela PUC/MG, Manu Bezerra e alunos do Ensino Médio e Ensino Superior para debater a educação que se quer para os próximos anos. O encontro se encerra com apresentação do poeta Bráulio Bessa.

Com a busca de descentralizar os locais do Encontro, o SINEP/MG escolheu, desta vez, a cidade de Contagem para sediar o evento. Estarão presentes diversas autoridades, dentre elas a Secretária Municipal de Educação de Contagem, Sueli Baliza. O SINEP/MG busca, com o Encontro Mineiro de Educação, reforçar a pluralidade de ideias, o exercício educacional de se observar sempre as diversas tendências, correntes, os dois ou mais lados da história para se construir um processo educativo que seja propositivo, que construa pontes e que derrube muros.

Programação:

Mais informações Fone: (31) 3291-5844

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *