Abertura de terceira faixa melhora trânsito no Viaduto das Américas

Foto Paulo Pereira

Intervenção faz parte do pacote de obras de mobilidade de Contagem e está em sua fase final. Motoristas já percebem diferença no trânsito na avenida Severino Ballesteros, com abertura da terceira faixa de rolamento

Mais uma etapa de intervenções para melhorar a fluidez do trânsito na avenida Severino Ballesteros Rodrigues, no trecho onde está sendo construído o viaduto das Américas, na regional Ressaca, foi concluída, com a abertura de uma faixa de rolamento na movimentada via. Desde segunda-feira, dia 15, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) organiza desvios no tráfego para que seja dada sequência às obras. O itinerário de algumas linhas de ônibus também foi alterado.

Os motoristas sentem a diferença com a abertura da nova faixa na Severino Ballesteros. “Melhorou muito, o trânsito ficou mais rápido”, comemora o auxiliar de escritório Paulo Márcio Baptista, que passa diariamente pelo local. Foi necessário reduzir de três para duas as faixas de rolamento na avenida, bem debaixo do viaduto das Américas, para o andamento das obras. Agora, os carros voltaram a trafegar por três faixas.

O engenheiro Rodrigo Lisboa, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, explica o que foi feito: “Para a abertura desta terceira faixa, demolimos o passeio, fizemos a base do piso e asfaltamos. Vale ressaltar que o asfalto é provisório, pois uma nova pavimentação será feita antes de a construção do viaduto ser concluída”.

Importante intervenção para melhorar a mobilidade em Contagem, a construção do viaduto das Américas está na fase final. Os investimentos são de R$ 12,2 milhões, por meio de financiamento do município junto ao Ministério das Cidades. Serão beneficiadas cerca de 150 mil pessoas que residem nas regionais Ressaca e Nacional, além de 40 mil motoristas que trafegam pela região diariamente. “Estamos trabalhando para concluir esta obra, que atrasou devido ao impasse de contratos com a construtora. Após superar as dificuldades, a execução dos serviços continua e em breve a população terá a obra concluída”, ressalta o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Batista dos Mares Guia.

Desvios

Para a sequência das obras do viaduto das Américas, foram feitos desvios no trânsito da região do Ressaca. A previsão inicial é a de que esses desvios sejam mantidos por 60 dias, prazo que poderá ser prorrogado. A Transcon sinalizou os trechos com faixas e placas de advertência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *