Prefeito Alex de Freitas visita obras do Terminal de Integração Petrolândia

Foto Elias Ramos

O prefeito Alex de Freitas esteve, na manhã de quinta-feira, 25 de julho, nas obras do Terminal de Integração Petrolândia para acompanhar o desenvolvimento da construção. Com execução iniciada em fevereiro, as intervenções estão em nível avançado e as três plataformas ganharam formato e estrutura. O Terminal é uma das melhorias propostas pelo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).

Acompanhado do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto, o prefeito comentou que gostou do trabalho realizado no canteiro de obras da edificação. “Estou muito feliz com a andamento das obras. Estou ansioso para entregar esse grande benefício para a população. A informação que tenho é que as outras obras de mobilidade também estão bastante adiantadas”, afirmou.
O presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, frisou a agilidade na execução do projeto. “Temos a intenção de entregar essa obra no final desse ano para ser operada já em dezembro. Nesse momento, estamos finalizando a parte estrutural da cobertura. A previsão é que, na semana que vem, a gente possa cobrir essa parte das plataformas metropolitanas e municipal”, explicou.

Terminal
O Terminal de Integração Petrolândia somado ao Terminal de Integração Ressaca, também em fase de edificação, formará o Corredor Leste-Oeste, que vai conectar as duas regiões homônimas e também beneficiar a Regional Nacional.
Com o cronograma de construção antecipado, o Terminal de Integração Petrolândia deve ser entregue ainda esse ano. Por lá passarão 11 linhas do transporte coletivo municipal. As linhas serão divididas em cinco alimentadoras, cinco interterminais e uma troncal. Os pontos de parada serão na plataforma de integração municipal. As linhas metropolitanas terão uma plataforma exclusiva para embarque e desembarque. As duas plataformas já foram estruturadas e aguardam a cobertura de aço.
Uma terceira plataforma está em construção. Esse espaço será de apoio para funções administrativas. Uma pequena área de estacionamento também será implantada no local. A circulação dos usuários se dará em plataformas elevadas. Uma medida que trará mais segurança e facilidade no embarque, desembarque e circulação dos ônibus. As plataformas serão adaptadas conforme determina a Lei Federal 10.098/2000, também conhecida como Lei de Acessibilidade. As rampas de acesso, os banheiros acessíveis e a sinalização tátil para pessoas com deficiência visual vão seguir as especificações dessa legislação.
Localizado na Via Expressa de Contagem, próximo à entrada do bairro Petrolândia, o terminal homônimo terá acesso pela Via Expressa, nos dois sentidos de tráfego, e pela rua Acetona, no Petrolândia. Além disso, fará conexão com o novo Viaduto Petrolândia e também com o Viaduto Renato Azeredo. Os investimentos são da ordem de R$ 8.424.113,17, custeados pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *