Dicas inovadoras para tornar sua casa em Contagem mais sustentável

Foto Pixabay

 

Conheça ideias inovadoras para promover melhor qualidade de vida em sua casa

Habitação sustentável é aquela que faz uso eficiente de recursos e energia com os mínimos impactos ao meio ambiente. O princípio primordial da habitação sustentável é garantir que ela promova melhor qualidade de vida e envolva menos desperdício, melhor confiabilidade, menores impactos ambientais no ciclo de vida, menos manutenção e mais reutilização. Estas são algumas das maneiras usadas para tornar a casa mais sustentável.

Tornar nossos imóveis em Contagem  sustentáveis ​​é uma tarefa simples e não precisa causar muita ansiedade durante ou após a construção. Se uma casa já estiver construída, há muitas melhorias necessárias para torná-la mais sustentável. Alguns deles são imediatos, mas baratos, enquanto outros demoram mais e custam mais. Para novos lares, há muitas maneiras pelas quais ele pode ser sustentável.

A maioria desses aspectos de sustentabilidade é aplicável na reforma ou na construção de um novo prédio. Como por exemplo, o design deve permitir ventilação leve em clima quente e seco, além do fato de que sua nova casa também deve ser bem isolada e ter bom acesso solar durante o inverno, dentre tantos outros exemplos. Aqui estão algumas ideias inovadoras de construir uma casa sustentável! Acompanhe!

1. Isole as paredes e o piso para manter climatização natural –  Isso ajudará a resfriar propositadamente para economizar em custos de energia. O isolamento ajudará a economizar dinheiro nas contas de energia e a tornar a casa mais confortável, porque o isolamento impedirá a passagem de calor dentro e fora da casa. Manterá uma temperatura confortável no interior, independentemente da temperatura externa. O isolamento permite que a temperatura permaneça equilibrada, mesmo no inverno ou no verão. Uma dica interessante é instalar painéis solares e paredes reguladoras de temperatura. Isso tornará a casa mais ecológica e mais arejada. Projete a criação de aquecimento e resfriamento eficientes sem a compra de aparelhos de ar condicionado em casa. Isso pode ser feito com o uso de cortinas e persianas e vedando qualquer vazamento. Também use o calor e o sombreamento do sol para proporcionar um excelente clima e isolamento, respectivamente. Se você precisar comprar ar condicionado, também precisará instalar ventiladores de teto para aumentar a eficiência do ar condicionado.

2. Instale janelas com vidros duplos – Janelas com vidros duplos ajudam a isolar a casa, tornando-a mais fria durante o verão e mais quente durante o inverno. Pode-se também usar cortinas blackout térmicas no lugar de janelas com vidros duplos, caso sejam muito caras. O uso de janelas com eficiência energética manterão a casa fresca durante o verão e quente no inverno devido ao isolamento adequado.

3. Faça uso do sol – Oriente uma nova casa negociada com imobiliárias em Contagem ou qualquer outra cidade brasileira para aproveitar ao máximo a luz do sol. Isso envolve projetos de aquecimento solar passivo e uso total da iluminação diurna. Com o uso de energia solar passiva, as janelas podem deixar entrar energia e o calor absorvido reduz a necessidade de aquecer a casa durante períodos frios, como o inverno. É necessário procurar o conselho do arquiteto para obter mais ideias.

4. Escolha aparelhos que tenham mais eficiência energética – A troca de aparelhos elétricos comuns por produtos certificados de economia de energia é altamente desejável para uma casa sustentável.

5. Seleção de materiais de construção não tóxicos para a construção da casa – Materiais de construção não tóxicos reduzem os impactos ambientais do ciclo de vida que a casa pode representar.

6. O uso de materiais locais – O uso de materiais disponíveis localmente é apropriado para reduzir a degradação do meio ambiente durante o transporte. Então, se você pretende morar em casas à venda em Contagem invista em lojas de materiais de construção para reforma e também lojas de decoração locais.

7. Minimizar o desperdício de recursos – Durante a construção, a reciclagem de resíduos pode ser feita para reduzir ao máximo a acumulação de resíduos. Por exemplo, os materiais podem ser adquiridos com produtos demolidos que foram reciclados.

8. Use fontes de eletricidade renováveis – Isso é feito através da instalação de um sistema turvo ou micro-hídrico de pequena escala. Também é recomendável escolher a empresa de energia que gera fontes renováveis.

9. Construa uma casa com conforto e funcionalidade – Se o plano é permanecer mais tempo na sala, o acesso interno e externo será um requisito. Além disso, evitará a futura extensão da casa, bem como a reforma, para reduzir os gastos futuros na casa.

10. Invista em verde – A seleção de plantas locais ou nativas para paisagismo e design de interiores é um elemento essencial. Isso fará com que a casa fique bonita e atraente, além de criar um ambiente calmo para a sustentabilidade. As plantas também atuam como purificadores de ar naturais.

11. Tenha lâmpadas economizadoras de energia – A energia é economizada quando as lâmpadas incandescentes são substituídas por lâmpadas fluorescentes compactas ou lâmpadas LED.

12. Crie uma casa ecológica confortável com um design passivo – Uma casa com design passivo faz com que a sala esfrie e aqueça naturalmente; esta é a vontade dos ocupantes devido à sua excelente orientação e ventilação adequada, esta casa facilitará os raios do sol durante as estações frias e poderá esfriar durante a estação quente. A casa também pode ser projetada para receber mais luz natural do que luz artificial, reduzindo os custos gerais de eletricidade.

13. Construa tanques para coletar água da chuva – Colete a água da chuva em tanques para uso em banheiros e o jardim faz parte da eficiência do uso da água. A captação de água da chuva ajudará a reduzir o desperdício de água encanada, levando a uma vida sustentável.

14. Use energia solar ou eólica –  Os dois são fontes de energia renovável, baratas e não poluentes. Se estiver usando usinas de energia eólica para paisagismo, é necessário usar mapas de vento que possam ajudar a prever a velocidade média anual do vento em sua localização. Existem fatores a serem levados em consideração ao usar a energia eólica e solar. Uma vez configurado, o sistema fornecerá à casa eletricidade limpa e gratuita.

Gostou destas dicas?

Aproveite e compartilhe-as em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *