Prefeita Marília Campos cobra retomada e conclusão de obras viárias do município

Foto Janine Moraes

Nos primeiros dias de governo, a prefeita Marília Campos (PT), vem vistoriando as principais intervenções em curso no município para garantir agilidade na execução.

As obras do Complexo Viário do Beatriz, paralisada no ano passado, a revitalização da Avenida Teleférico e a edificação do Viaduto Teleférico, intervenções localizadas no bairro Água Branca, foram importantes destinos visitados pela prefeita. “O nosso compromisso é concluir as obras. Por isso, neste momento, estamos fazendo um grande esforço com o propósito de retomar as que estão paradas e dar celeridade àquelas em andamento”, destacou Marília, durante a visita ao complexo Beatriz, quando conversou com engenheiros e a equipe da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), responsáveis pelo acompanhamento da obra.

De acordo com o atual secretário de obras e presidente da Transcon, Marco Túlio de Melo, houve uma paralisação unilateral da obra por parte da empresa no final do ano passado, que alega dificuldades financeiras para mantê-la. “Estamos em negociação para que haja uma decisão efetiva, de continuidade ou substituição da companhia para garantir a finalização das intervenções. A paralisação não se justifica”, explicou Melo.

Segundo ele, a Transcon já adotou as medidas jurídicas cabíveis com aplicação de notificação e multa à empresa pelo descumprimento do contrato. Oficialmente, a empresa não abandonou a obra e nem fez distrato. “Sabemos da importância dessa intervenção e o desgaste que ela causa para quem trafega pelo trecho. Queremos resolver isso o mais breve possível, assegurando ao motorista mais fluidez no trânsito”, reiterou.

Complexo do Viário do Beatriz

A reestruturação do Complexo Viário do Beatriz consiste na ampliação dos dois viadutos que compõem o trecho. Quando concluída, o número de faixas dos elevados passará de duas para quatro no sentido Sede/Eldorado e para três no sentido contrário.

As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).

Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da Avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Demais melhorias são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra de veículos e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos semi-reboques. O custo da obra é de R$ 15.507.066,90, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.

Obras na região do Água Branca

No bairro Água Branca as intervenções vão reestruturar as praças da avenida, com reformas e acessibilidade, e melhorar a conexão viária entre as regionais Eldorado e Ressaca.

No encontro, Marília ressaltou um dos compromissos da sua gestão, que é promover o diálogo. “A população sempre discutiu os impactos que essa obra tem, não apenas para quem mora aqui, como para toda a cidade. O que estamos fazendo nesse momento é chamar a comunidade para o diálogo. Nós constituímos hoje uma comissão para discutirmos, na próxima semana, as possíveis adequações que serão realizadas no projeto”, afirmou, lembrando que o mais importante nas obras é o impacto na vida das pessoas. “Teremos toda a disposição para discutir as ideias e verificar a possibilidade de fazer as adequações”, reiterou.

Para a comerciante e moradora da região, Marília de Oliveira, a proposta da chefe do executivo é muito positiva. “Nós não fomos consultados sobre essas obras. Além de preservar as árvores, queremos ter participação no processo, conhecer o projeto e resolver problemas antigos, como as inundações que temos aqui”, explicou.

O secretário municipal de Obras, Marcos Túlio Melo, receberá os representantes do bairro Água Branca, na sede da secretaria, para dar inícios aos debates da comissão. “Estamos buscando o entendimento com a comunidade para a continuidade das obras, sem desatender as demandas da região”, frisou.

Obras de drenagem

Na vistoria as duas obras do bairro Água, a prefeita explicou que as intervenções em execução não resolvem todos os problemas da região, como os alagamentos, mas que sua gestão vai estudar maneiras de sanar esse transtorno. “Essas obras têm que trazer desenvolvimento econômico e social, mas vimos que elas não contemplam as obras de drenagem. Para resolver isso, nós vamos ter que fazer projetos de obras de drenagem e buscar recursos para realizar obras complementarem, que melhorem a qualidade de vida no bairro”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *