Brasão (Escudo de Armas)

O brasão (escudo de armas) de Contagem, foi criado através da Lei 499 de 23 de maio de 1963, sendo que suas cores e símbolos possuem significados específicos.

Campo azul – lembra a tradição portuguesa, as nossas mais remotas origens, o brasão de Vasco Fernandes Coutinho, a cuja capitania pertenceu Contagem, como posto fiscal do ” imposto de contagens ” , criado por D. João V .

Formato do contorno do Brasão – justifica-se pela proximidade do paralelo 20; porque todas as cidades , países e estados que estão próximos a este paralelo usam este formato. O paralelo 20 passa no Barreiro, município de Belo Horizonte.

Cruzados de Ouro – os três cruzados de ouro representam a origem portuguesa.

Chaminé – representa a riqueza industrial e caracteriza a indústria.

Jabuticabeira – representa a nossa riqueza agrícola e pastoril , os frutos do solo e também o maior atrativo turístico de Contagem.

Em chefe – é a faixa púrpura (roxo) com sete estrelas. A cor das estrelas representam o privilégio da celebração do Jubileu das Dores, em Contagem por concessão especial do papa Pio VII a uma das duas cidades autorizadas no Brasil.

Sete estrelas – representam as sete dores de Nossa Senhora .

Mote – Listel de Ouro – com a inscrição : ” Per Populum Omnis Potestas a Deo ” ( em latim ) , cuja tradução é : ” Todo Poder vem de Deus pelo Povo”.