Cronologia da História de Contagem

* 1716 – Para fiscalizar e registrar todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas pelos caminhos de Minas Gerais, a Coroa Portuguesa determinou a instalação de vários postos de arrecadação. A Comarca do Rio das Velhas possuía dezenas de registros, um deles o Registro das Abóboras, posto fiscal que deu origem à “Contagem”. As primeiras entradas nesse posto datam de 9 de agosto de 1716.
* 1725 – Em dezembro é iniciada a construção da Capela de Contagem. A imagem do padroeiro de Contagem – São Gonçalo do Amarante – empunha um cajado, no qual está gravada a data: 1725.
* 1759 – Com a descoberta de novos caminhos e a conseqüente redução do fluxo de pessoas e mercadorias, o Registro foi desativado, porém “Contagem das Abóboras” permaneceu.
* 1806 – Celebração do primeiro Jubileu de Nossa Senhora das Dores ainda na Capela de São Gonçalo.
* 1808 – Concessão da Bula Papal de Pio VII autorizando a celebração do Jubileu de Nossa Senhora das Dores, iniciado dois anos antes.
* 1811 – Marca a chegada dos Diniz ao território contagense. Chega ao Arraial, o jovem Joaquim Soares Diniz, que adquire de Elias José da Silva a fazenda da Madeira, lá se instalando.
* 1831 – Ocorreu o primeiro recenseamento de âmbito geral de Minas Gerais. Em Contagem, a tarefa competiu ao Juiz Manoel Alves de Macedo Brochado. Boticário e comerciante de produtos farmacêuticos.
* 1833 – O pioneiro da família Camargos chega ao município. O Padre Antônio de Sousa Camargos chega ao Arraial como capelão, depois o primeiro vigário de Contagem.
* 1838 – Ao ser criada a primeira escola pública de Contagem, o Padre Antônio de Sousa Camargos torna-se seu primeiro mestre, sendo nomeado para a função em 15 de maio.
* 1840 – Iniciam-se as obras da Igreja Nossa Senhora do Rosário – obras estas que duraram cerca de 40 anos.
* 1845 – A primeira escritura pública é lançada no Cartório de Paz de Contagem.
* 1848 – O primeiro médico a se instalar na cidade foi Cassiano Nunes Moreira. Natural de Santa Luzia, ele se elegeu vereador, representando Contagem na Câmara de Sabará. Foi também deputado da província por duas legislaturas e está entre os que lutaram pela emancipação de Contagem.
* 1854 – A Lei Provincial 671, de 29 de abril, cria a paróquia de São Gonçalo de Contagem e assume como primeiro paróco: o padre Antônio de Sousa Camargos.
* 1867-1869 – Entre esses anos, foi exibida a primeira peça de teatro em Contagem e se intitulava “Luxo e Vaidade”. O palco era no rancho dos tropeiros, próximo ao local onde hoje está o Contagem Tênis Clube.
* 1872 – No mês de outubro foi criada a primeira “Cadeira de Inscrição Primária para o Sexo Feminino”.
* 1884 – Um fato notável na política contagense acontece com a eleição do Dr. Cassiano Nunes Moreira, deputado à Assembléia Provincial.
* 1886 – No mês de junho, atendendo o pedido do juiz de Paz Manuel Alves de Macedo Brochado para a instalação de uma escola, o governo da província cria em Contagem a “primeira cadeia pública de Primeiras Letras do Primeiro Grau”
* 1889 – Foi criada outra cadeira pública de Primeiras Letras do Primeiro Grau, no Retiro.
* 1911 – Pela Lei nº 556, de 30 de agosto, Contagem é emancipada e elevada à Vila, desmembrando-se dos municípios de Sabará e Santa Quitéria (atual Esmeraldas).
* 1912 – No dia 1º de junho, sob a presidência de João Cizinando e Costa, e presentes os vereadores João Baptista da Rocha, Antônio Augusto Diniz Costa, Francisco Firmo de Matos, Randolpho José da Rocha, Augusto Teixeira Camargos e Pedro de Alcântara Diniz Moreira Júnior, o presidente declarou solenemente instalada a Câmara e, em conseqüência, instalado o Município de Contagem.
* 1912 – No dia 1º de junho, após a instalação da Câmara Municipal, com pomposas festas, é nomeado como primeiro prefeito o Coronel Augusto Teixeira de Camargos, que permaneceu no cargo até 1º de maio de 1924.
* 1914 – Inaugurada a primeira escola pública de Contagem, que ainda se mantém de pé: o Grupo Escolar Doutor Sabino Barroso que teve como primeira diretora Dona Inês Carlota.
* 1915 – No dia 12 de outubro, circulou a primeira edição do jornal “O Movimento”. Primeiro jornal de Contagem, foi impresso na tipografia do vigário, Padre Joaquim Martins.
* 1915 – A primeira sala para exibição de filmes da cidade foi o “Cinema de Contagem”, inaugurado em novembro pelo vigário, Padre Joaquim Martins com a finalidade de arrecadar dinheiro para as obras de reforma da matriz.
* 1916 – Instalado o primeiro telefone de Contagem. Funcionava a magneto, era movido a manivela e fazia linha direta com Belo Horizonte.
* 1917 – Fundando o “Clube Flor de Minas Contagense”, Primeiro clube social de Contagem.
* 1924 – Contagem passa a ser administrada pelo Coronel Francisco Firmo de Mattos, que fica no cargo até 1929.
* 1924 – Os primeiros automóveis que entraram em Contagem, justamente na quinta-feira santa, foram dois Fords, dirigidos por Francisco dos Santos Sousa e Alexandre Albert, que levaram quatro horas para ir de Belo Horizonte a Praça de São Gonçalo, em frente à Matriz. (Percurso feito atualmente em pouco mais de 20 minutos)
* 1929 – Em abril, Antônio Benjamim Camargos, assume e chefia o executivo de Contagem até novembro de 1930.
* 1930 – Com a Revolução é mudado o sistema municipal e o Estado nomeia Antônio Benjamim Camargos, como o primeiro prefeito de Contagem.
* 1932 – Paulo Pena Ribas assume o poder para renunciar meses depois. Sua vida constitui uma incógnita. Seu retrato não consta da galeria dos ex-administradores do município.
* 1933 – Manoel Matos Pinho assume a prefeitura e renuncia logo depois.
* 1933 – José da Rocha Cunha toma posse como último prefeito, antes do Decreto Lei baixado pelo Governo Federal, que tira a autonomia de Contagem.
* 1938 – Decreto-lei do governo federal, a pedido do governador Benedito Valadares cria o município de Betim e tira a autonomia de Contagem, rebaixando o município a distrito de Betim. Até 1948 Contagem fica anexada a Betim.
* 1946 – Construída a Fábrica de Cimento Itaú Portland. Onde está o atual Itaú Power Shopping.
* 1949 – Em 1º de janeiro, o governo do município então reemancipado é confiado ao intendente Valdemar Diniz.
* 1949 – Em 20 de maio, Luís da Cunha, contagense, filiado a UDN, é o primeiro prefeito de Contagem eleito pelo voto direto. A primeira eleição, acusou menos de 800 eleitores. Luís da Cunha obteve 461 votos, enquanto seu oponente recebeu 307 votos, totalizando 768 votos.
* 1953 – O pessedista Evaristo Belém assume e governa o município até 1955.
* 1953 – Instala-se em Contagem um colégio só para padres. “Seminário São José” dos padres carmelitas que funcionou até 1967.
* 1953 – Embora os contagenses não gostem do apelido de “abobreiros”, o município já foi um grande produtor dessa popular planta da família das cururbitáceas. Em seu diário, o padre carmelita, frei Ângelo Churantola, que foi vigário adjunto da matriz e diretor do seminário São José anotou em 30 de novembro, ter visto no bar São Gonçalo, uma bela abóbora de 18 quilos e outra de 22 quilos. Todavia, a árvore símbolo da cidade é a jabuticabeira, devido à grande quantidade da mesma por todo o centro antigo de Contagem.
* 1954 – Com toda pompa e circunstância é comemorado o primeiro centenário da Paróquia São Gonçalo, com a presença dos padres carmelitas, de Dom Geraldo Bijos dos Santos, filho de Contagem e primeiro bispo e arcebispo de Londrina (PR) e de Dom Cabral, Arcebispo de Belo Horizonte.
* 1955 – Em 31 de janeiro, o jovem médico João Matos Costa assume o cargo de prefeito. Ele governa o município até 31 de janeiro de 1959.
* 1959 – Contagem tem um novo prefeito. É Gil Diniz Júnior.
* 1963 – O comando da prefeitura fica nas mãos do belorizontino Sebastião Camargos, eleito pelo Partido Republicano.
* 1967 – Francisco Firmo de Matos Filho, o “Chicão”, sucede Sebastião Camargos na Prefeitura de Contagem.
* 1968 – Greve de metalúrgicos em Contagem, de 16 a 24 de abril, provoca repressão militar, porém estimula o movimento sindical; o ministro do Trabalho Jarbas Passarinho ameaça com a LSN.
* 1971 – Em janeiro, Sebastião Camargos assume pela segunda vez a prefeitura para um mandato tampão.
* 1973 – É eleito Newton Cardoso, que fica no cargo até 1978.
* 1976 – Sancionado em janeiro, através da Lei nº 750, o hino oficial do município com letra de Dona Nair Mendes Moreira e música de Gil Vidigal e Augusto Brás Pereira.
* 1979 – José Luís de Sousa assume a prefeitura de Contagem. Em 1983 sai para disputar o cargo de deputado estadual
* 1980 – Criado o grupo teatral denominado “Conjunto Teatro União Contagense”.
* 1982 – Os frades carmelitas deixam a paróquia de São Gonçalo e assumem Padre José da Conceição Ramos e Padre José Geraldo Sobreira.
* 1983 – Assume a prefeitura, o vice-prefeito João Batista Brandão Lima, que ocupa o cargo por nove meses.
* 1984 – Newton Cardoso assume pela segunda vez a prefeitura de Contagem. Deixa o cargo em 1986 para disputar o governo do estado.
* 1986 – O vice-prefeito Guido Fonseca assume e governa Contagem até 15 de março de 1989.
* 1989 – Em 15 de março, a prefeitura é confiada ao comando do deputado estadual Ademir Lucas Gomes.
* 1993 – Altamir José Ferreira sucede Ademir Lucas Gomes na prefeitura de Contagem.
* 1997 – Newton Cardoso assume pela terceira vez a prefeitura de Contagem.
* 1998 – No dia 2 de abril, Newton Cardoso deixa o cargo de prefeito pela segunda vez para disputar como vice de Itamar Franco o governo de Minas Gerais.
* 1998 – Assume a prefeitura, o vice-prefeito Paulo Augusto Pinto de Matos, que governa até dezembro de 2000.
* 2001 – Ademir Lucas Gomes assume pela segunda vez a Prefeitura de Contagem.
* 2004 – É eleita a primeira prefeita de Contagem, Marilia Campos do PT (Partido dos Trabalhadores) vence Ademir Lucas do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) com 68% dos votos validos.
* 2005 – Toma posse dia 1º de janeiro a primeira prefeita de Contagem, Marilia Campos do PT (Partido dos Trabalhadores).
* 2006 – Celebração dos 200 anos do Jubileu de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Contagem.
* 2006 – A beatificação de padre Eustáquio, realizada no Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 15 de junho foi organizada pelo Pe. José Geraldo Sobreira, pároco da Paróquia São Gonçalo e o agraciado com o milagre da cura de um câncer, em 1962, por Pe. Eustáquio, é um filho de Contagem, padre Gonçalo Belém Rocha.
* 2007 – Reforma e criação da terceira faixa para ônibus da Avenida João Cesar de Oliveira, a principal via de Contagem.
* 2008 – Marília Campos é reeleita prefeita de Contagem em segundo turno vencendo novamente o ex-prefeito Ademir Lucas.
* 2011 – Celebração do aniversário de 100 anos de Emancipação Política e Administrativa de Contagem.
* 2011 – A população do município de acordo com uma estimativa realizada pelo IBGE, era de 608.715 habitantes, sendo o terceiro município mais populoso do estado e o 31º do Brasil.
* 2012 – Carlin Moura, candidato do PC do B, com 205.446 votos (65,9%.) é eleito prefeito de Contagem. Ele derrotou Durval Ângelo, do PT, no segundo turno. O vereador  mais votado foi  Ricardo Faria do Partido Verde com 6.412 votos
* 2013 – Em 26 de novembro é inaugurado o maior shopping de Contagem (em área locável) com 35 mil m². O Shopping Contagem foi erguido no bairro Cabral, Regional Ressaca.
* 2015 – É o município com a terceira maior população do estado, com 648.766 habitantes segundo estimativa do IBGE.
* 2.015 – Contagem é a primeira cidade de Minas Gerais a decretar o uso de arma pela Guarda Municipal. O prefeito Carlin Moura (PC do B) assinou o documento que regulamenta o porte aos servidores, dentro e fora de serviço.
* 2.016 – Alex de Freitas candidato do PSDB vence a disputa pela Prefeitura de Contagem. Ele se elegeu com 223.902 votos, o que correspondem a 72,96% dos votos.  Ele derrotou o atual prefeito Carlin Moura do PC do B,  que teve 82.986, 26,04% dos votos.
* 2.016 – Em dezembro através da Lei Complementar 214,  a Câmara Municipal de Contagem aprovou o retorno da cobrança do IPTU para as residências com valor venal acima de R$140.000,00 (cento e quarenta mil Reais). Antes havia isenção do IPTU.
* 2.017 – O prefeito eleito de Contagem Alex de Freitas (PSDB),  anunciou logo após a posse, quatro decretos que envolvem a implementação do meio-passe estudantil, meia tarifa aos domingos nos ônibus municipais, uma nova licitação do transporte coletivo no município e a instalação de uma comissão para reforma administrativa.