O que ver em Contagem – Atrações turísticas e culturais

Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo Mattos Filho
Conjunto Arquitetônico da Rua Dr. Cassiano composto de três casarões dos séculos XVIII e XIX. Detalhes arquitetônicos: Casa Rosa e Casa Amarela – tipologia colonial, enquadram-se na segunda fase da evolução da arquitetura mineira, entre 1750 e 1780; Casa Azul – feição eclética construída por volta de 1936 a partir de uma “coberta” já existente de período anterior. Funciona hoje como Centro Cultural, pólo irradiador da cultura municipal, onde são realizadas diversas manifestações artísticas como concertos sinfônicos, teatro, dança, canto, exposições de arte, oficinas, visitas guiadas, dentre outras.
Endereço: Rua Dr. Cassiano, 102 – Centro
Horário de Visitação: Segunda a Sexta de 08:00hs às 17:00hs.


Parque Municipal “Gentil Diniz” – Área ecológica, com aproximadamente vinte e quatro mil metros quadrados. Em seu interior, abriga um casarão do século XIX. Apresenta vegetação remanescente do cerrado e cerca de oitenta jabuticabeiras, árvore símbolo que ilustra o Brasão do Município.
Endereço: R. Maria do Carmo Diniz, 141 – Bairro N.S. do Carmo
Horário de Visitação: Segunda a Sexta de 08:00hs às 17:00hs


Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Patrimônio cultural, núcleo de origem da antiga “Contagem das Abóboras”. Edificação típica da arquitetura vernacular mineira, rural e meio urbana. Construção de pau-a-pique. Tradicionalmente conhecida como “Casa do Registro”, é considerada a casa mais antiga da cidade. Abriga o Departamento de História , Memória e Patrimônio Cultural do Município. Galeria para exposições e espaço para lançamento de livros, além de área aberta ao ar livre.
Endereço: Pr. Vereador Josias Belém, 1 – Centro
Horário de Visitação: Segunda a Sexta de 08:00hs às 17:00hs.


Quatro Chaminés e Prédio Administrativo da Itaú

Remanescentes da antiga Fábrica de Cimento PortlandItaú, as quatro chaminés, de cinqüenta e sessenta metros de altura, construídas nas décadas de cinqüenta e sessenta do século XX, representam o referencial simbólico da memória do trabalho em Contagem. No local hoje está instalado o complexo “Itaú Power Center“.
Endereço: Av. Gen. David Sarnoff, 920 – Cidade Industrial Juventino Dias

 


Casa dos Cacos de Louça
Representação simbólica das várias identidades de Contagem, é a única em sua tipologia no Brasil. Essa Cidade-Mosaico Cultural está retratada nos fragmentos coloridos de louça, incrustadas nas formas criadas nas paredes, objetos, muros, esculturas e imagens. O artista Carlos Luís de Almeida criou sua obra de 1963 até1989, ano de sua morte
Endereço: R. Ignez Glanzmann de Almeida, 132 – Bairro Bernado Monteiro Horário de Visitação: Segunda a Sexta de 08:00hs às 17:00hs.


Feira de Arte e Artesanato – Exposição de artesãos e artistas de tendências variadas. Praça de alimentação.
Endereço: Avenida José Faria da Rocha com Avenida João César de Oliveira, Bairro Eldorado, ao lado do Iria Diniz Horário: Sábados e domingos pela manhã.


Fazenda Vista Alegre
(bem edificado e área de propriedade pública) – área de preservação ambiental e cultural, abriga em seu interior uma edificação rural, característica do Sec. XVIII. É uma referência identitária da Contagem agro-pastoril.
Endereço: Av. A – Quintas Coloniais
Horário de Visitação: fechada para restauração


Igreja Matriz de São Gonçalo
Os primeiros registros sobre a Capela de São Gonçalo datam de 1743, quando o município ainda pertencia a Sabará. Em 1835, a capela foi substituída por uma construção mais suntuosa, sendo elevada à condição de Matriz em 1854, separando-se da Paróquia da Boa Viagem, no Curral del Rei. A Matriz possui Imaginária em madeira do século XVIII, retábulo em estilo Rococó – composto por pilastras encimadas por arquivoltas -, proveniente da Igreja da Boa Viagem. Possui seis imagens do período colonial marcadas pelo sincretismo. São elas: São Gonçalo do Amarante, Nosso Senhor dos Passos, Nosso Senhor Morto, Nossa Senhora das Dores, Santa Luzia e Santa Helena. A matriz é uma referência religiosa do povoamento da “Vila Sam Gonçalo da Contage
Endereço: Pr. Silviano Brandão, 40 – Centro
Horário de Missas: Terça a Sexta 19:00hs; Sábado 20:00hs Domingo 08:00hs, 18:00hs e 20:00hs
Horário de Visitação: 13:00hs às 17:00hs


Espaço Popular de Contagem
Anfiteatro ao ar livre, para aproximadamente cinco mil pessoas, projetado para manifestações populares de caráter cultural, político, social, religioso e outros eventos. Anexo `Igreja Matriz de São Gonçalo. Concepção do arquiteto Gustavo Pena evocando a Ágora grega.
Endereço: Confluência das ruas Presidente Kennedy e Dr. Cassiano


Capela Imaculada Conceição e Santa Edwiges Estilo neogótico, inaugurada em 1943. Dotada de belíssimos vitrais, confeccionados em vidro italiano pela Casa Conrado de São Paulo. Tombada em 2000.
Endereço: Rua Desembargador Luciano de Souza Lima, 29, bairro Bela Vista.


Cine Teatro Municipal de Contagem
Edificação construída na década de setenta, do Século XX, em linhas arrojadas para a época, tem capacidade para seiscentas pessoas. Atualmente, existe projeto para sua restauração e revitalização como espaço multicultural.
Endereço: Praça Silviano Brandão s/n.


Represa Várzea das Flores
Situada entre os municípios de Betim e Contagem, a represa foi inaugurada em 1972 para abastecer de água a região metropolitana da capital. Hoje é uma área com grande potencial turístico no que diz respeito a atividades de lazer e esportes aquáticos. Hoje a represa já conta com condomínios fechados, área de camping e albergue.
Acessos:
1) Via Expressa/Bairro Sapucaia/Entrada à esquerda na Pedreira Bela Vista;
2) Praia Clube/Solar do Madeira
Meios de Hospedagem: Fazenda Bela Vista – Albergue Marina: Capacidade para 17 lanchas e um galpão de manutenção.
Telefone para contatos: (31) 91068722 – Carlos Diniz


Manifestações culturais

Comunidade Negra dos Arturos –
Comunidade de descendentes de escravos, constituem um grupo folclórico-cultural que se preocupa em divulgar as suas tradições através da música e danças religiosas de origem africana e guardam ainda a pureza de suas raízes
Endereço: R. da Capelinha, 50 – Jardim Vera Cruz
Telefone: 31-33982900 Contato: Tita/Induca


Tradição Cigana de Hugo Caldeira – Comunidade cigana que preserva e divulga sua história e tradições.
Endereço: R. Ourano, 49 – Jardim Riacho Telefone: 33962952 Contato: Hugo Caldeira.


Orquestra Jovem de Contagem
Composta por mais de cinqüenta músicos, com idade média de 14 anos, a Orquestra existe desde 1995, registrada em 1997 e declarada de utilidade pública municipal, já tendo participado do 10o Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora, do 17o Encontro de Orquestras Jovens do Mundo, na França, em agosto de 2000, 19a Oficina de Música de Curitiba, em janeiro de 2000, e do 11o FEMUSICA, de Campos dos Goitacazes, Rio de Janeiro, entre outros.
Telefone: 3398-8370/ 9941-0056
Contato: Maestro Renato/ Lúcia


Corporação Musical Santo Antônio de Contagem – É uma tradição musical em Contagem há mais de cem anos, participando de eventos culturais, como mais uma forma de preservação dos valores identitários da cidade, através da participação dos jovens que renovam e alimentam estes valores.
Endereço: Rua Dr. Cassiano – 130
Telefone: 33988570
Contato: José Eustáquio


Coral Municipal “Musicanto” – Criado em 1998, o Coral tem como objetivo difundir o canto coral em todas as suas formas. Doce e melodiosa é a música que tem espalhado pela Cidade em apresentações , encontros e serenatas.
Telefone: 33535345
Contato: Rozilda/ Divino