Coluna Educação – 22.06.2025 – Cinco orientações para obter um bom desempenho na redação

Por Luzedna Glece(*)

Cinco orientações para obter um bom desempenho na redação

Com a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dos vestibulares, aumentam as expectativas dos candidatos que se preparam para as provas em busca de uma vaga nas mais conceituadas universidades do Brasil. As provas do Enem deste ano estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro e contam com 180 questões de múltipla escolha e uma redação, no primeiro dia.

O candidato que busca atingir uma boa pontuação na redação deve concentrar sua atenção nas cinco competências analisadas pela banca avaliadora. São elas: domínio da norma culta da língua portuguesa e estruturação das frases; compreensão do tema e aplicação de repertório sociocultural; capacidade de planejar e elaborar um texto dissertativo com opinião demarcada e argumentação sólida; uso adequado de conectivos entre frases e entre parágrafos; e elaboração de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Entre as competências avaliadas, as duas primeiras merecem atenção especial, sem deixar de lado as demais. Além disso, a Competência 4 é direcionada à coesão, então, neste ponto, é preciso empregar conectores que estabeleçam relações de sentido, por exemplo, de adição, consequência e conclusão entre os parágrafos – uma característica bastante específica do Enem.

Já sobre a Competência 5, que trata da elaboração de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, ela precisa ser coerente com a análise do problema que foi desenvolvida e apresentar todos os elementos cobrados pela banca examinadora: ação, agente, meio, finalidade e o detalhamento de um desses quatro elementos anteriores.

Os outros itens também merecem cuidado e atenção do candidato. Entre eles, a linguagem, que deve ser simples, sem rebuscamentos e adequada aos padrões da norma culta da Língua Portuguesa; a estrutura textual precisa ser bem planejada e organizada; e os repertórios socioculturais, bem articulados com a análise desenvolvida na redação. De nada adianta citar um pensador como Paulo Freire, Adorno, Platão, ou mesmo a Constituição Federal, se esses repertórios estiverem pouco articulados com a tese, ou seja, com as causas, com as consequências da situação-problema que o autor do texto desenvolveu.

As dicas do especialista mostram que, mais do que dedicação, o que faz a diferença na busca pela melhor nota é a preparação estratégica, o domínio das competências exigidas e a atenção aos detalhes. Assim, candidatos bem-informados e empenhados em treinar os diferentes aspectos avaliados na redação têm tudo o que precisam para se destacar e conquistar uma das pontuações mais almejadas do exame.

Sobre a Colunista

(*)Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.