Câmara homenageia personalidades e instituições em cerimônia nesta quinta-feira

A noite da última quinta-feira (09/11) foi marcada por homenagens no Legislativo municipal, quando onze personalidades foram condecoradas com os títulos de Cidadania Honorária, Mérito Desportivo e Honra ao Mérito.

Além dos vereadores, dos homenageados, amigos e familiares, prestigiaram o evento o Procurador-Geral do Município, Afonso José de Andrade, representando o Executivo, e o secretário de Estado de Turismo e deputado estadual licenciado, Ricardo Faria.

O título de Cidadania Honorária é concedido como agradecimento a pessoas que não nasceram neste município mas que, de alguma forma, ajudam ou ajudaram no seu desenvolvimento social e econômico dele. Na ocasião, seis pessoas receberam a homenagem, e o sétimo homenageado, o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro, não pode comparecer em razão do recente falecimento de sua mãe.

O título de Honra ao Mérito, destinado a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades, foi entregue a duas personalidades – João Mendes de Freitas e a atual presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais, Maria Aparecida de Jesus.

Na ocasião, Maria Aparecida, conhecida como “Cida do PT”, fez um discurso breve e firme, destacando a atual situação do Brasil, momento em que a homenageada resumiu como de “perda de direitos” dos trabalhadores, dos jovens, das mulheres, dos negros, dos indígenas e dos quilombolas. “Falo também da perda da nacionalidade, da democracia. Então, este Mérito não é meu, é também de todos que continuam na resistência”, finalizou.

Por fim, o título de Mérito Desportivo, dedicado a homenagear pessoas e agremiações envolvidas no desporto do município, estado ou país e que, por isso, destacam e levam o nome da cidade de Contagem, foi dado ao Sada Cruzeiro, representado por Flávio Pereira.

Outro condecorado com o Mérito Desportivo foi Stéfani Machado Vital, que desde 1996 se dedica ao Hockey por meio da Associação Eldorado Vipers. Mais que um time, a Eldorado Vipers mantém, há seis anos, o atendimento a cerca de 100 crianças, adolescentes e adultos, em um projeto que tem como objetivo principal a socialização e o suporte à formação.

O final da cerimônia ficou por conta do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), que parabenizou todos os homenageados e destacou a importância de cada um no engrandecimento da cidade de Contagem.

Confira a lista completa dos homenageados e os vereadores autores das resoluções:

Cidadania Honorária

Wagner Francisco Alves Pereira – vereador Alex Chiodi

Sandra de Souza Lobato – vereador Bruno Barreiro

Dinis Antônio Pinheiro – vereador Daniel do Irineu

Marcos Batista da Silva – vereador João Bosco New Texas

Padre Paulo Ferreira da Silva – vereador João Bosco New Texas

Pastor Samuel Amaro – vereador José Carlos Gomes

Sirlandio Ferreira de Oliveira – vereadora Silvinha Dudu

Honra ao Mérito

João Mendes de Freitas – vereador Jair Tropical

Maria Aparecida de Jesus – vereador 1° Vice-Presidente, Zé Antônio do Hosp. Santa Helena

Mérito Desportivo

Stéfani Machado Vital – vereadora 2ª Vice-Presidente, Glória da Aposentadoria

Sada Cruzeiro – vereador Vinicius Faria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *