O mundo fantástico da pré-história mineira

Imagine um projeto educacional voltado exclusivamente para o público infantil que aborda a pré-história, a importância da preservação do patrimônio natural e arqueológico, as descobertas científicas de Peter W. Lund (1801-1880), o estudo das cavernas e a evolução humana.

Tudo isso de forma lúdica e com humor, em formatos variados – quadrinhos, livros, tirinhas, passatempos e animações. Sem contar nas exposições e palestras em escolas com centenas de peças, esculturas, maquetes, dioramas e réplicas.

O projeto Terra de Lund, batizado assim em homenagem ao cientista dinamarquês Peter W. Lund, é criação do jornalista contagense Paulo Baraky Werner. Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, que é levar informações sobre a nossa pré-história e dos monumentos naturais, como as cavernas e sítios arqueológicos.

Paulo B. Werner, é ilustrador, autor de 2 livros, e consultor de arte de várias publicações, e é também chargista e cartunista, sendo um dos colaboradores do Jornal Folha de Contagem.

Em 2008, depois de mais de 15 anos de estudos, criou e formatou a Terra de Lund, um mundo de fantasia ambientado na região das grutas, entre Cordisburgo e Lagoa Santa, MG. As histórias, em formatos variados, se passam há 11 mil anos, em uma simpática tribo de paleoíndios, liderados pelo valente Gronk. Em 2014, com a verba do Fundo Municipal de Cultura, lançou o primeiro livro – “Terra de Lund a pedra do espaço”, com 64 páginas, que conta a história de um planeta em outro sistema estelar a beira do colapso ambiental e sua única salvação para despoluir o planeta é um mineral só encontrado aqui, na Terra. Uma história que fala sobre cooperação entre povos, preservação ambiental, e aborda também curiosidades sobre a megafauna (grandes animais que viviam aqui e que foram extintos) além do homem pré-histórico. O livro chamou a atenção do Estúdio T de São Paulo, um dos maiores em seu segmento. E em 2016, a adaptação do livro virou desenho animado, que pode ser visto no site oficial da Terra de Lund.

O projeto apresenta para o ano de 2018, uma exposição voltada para as escolas com muitas novidades. Várias réplicas de fósseis, que contam a história evolutiva desde 3,6 bilhões de anos, até o surgimento do Homo sapiens, há 300 mil anos. Há também, uma sessão contando a vida dos primeiros habitantes do Brasil, há mais de 12 mil anos.

Uma peça em destaque para as próximas exposições é uma maquete em escala reduzida de uma caverna com todos os seus espeleotemas (formações que surgem dentro das cavernas, como as estalactites) onde a criança poderá conhecer toda a estrutura de formação de uma caverna e sua importância para a ciência. A exposição percorre várias cidades, em destaque, as últimas exposições em Mariana, com um público estimado em mais de 6 mil visitantes e em Ouro Preto, com uma visitação bem diversificada, com turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Para levar a exposição para sua escola ou centro cultural, basta entrar em contato pelo site do projeto, onde o visitante poderá conhecer mais, e ver pelo link “atividades” o portfólio 2018 da exposição, com todas as fotos e descrições. A exposição pode ser formatada, independente do espaço da escola.

Para saber mais: www.terradelund.com.br – (31) 99426-5326 – Página oficial no Face: terradelund

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *