De olho no futuro Contagem entra na rota mundial da inovação em logística

Prefeitura firma parceria com a Hyperloop para a criação do primeiro centro de pesquisa da multinacional no Brasil – Foto: Elias Ramos

Se você passou os últimos dias tentando descobrir o que Contagem tem em comum com Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Toulouse (França), o mistério foi desvendado nesta sexta-feira (6). A Prefeitura anunciou a parceria com a Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) para a instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento da startup multinacional no Centro de Memória do Trabalhador da Indústria. Instalada nos países citados acima, a Hyperloop escolheu Contagem para iniciar seu projeto no Brasil.

Cidades de 140 países disputaram a preferência da multinacional, que desenvolve um sistema de transporte de passageiros e cargas por meio de cápsulas que se movem dentro de tubos metálicos com ar de baixa pressão. A escolha por Contagem foi motivada, entre outras coisas, pela vocação do município pela inovação na indústria 4.0. O Centro Global de Inovação e Logística, como será chamado, vai ser o quarto polo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Hyperloop no mundo e o único dedicado ao desenvolvimento da tecnologia para o transporte de carga.

Para a criação do Centro, o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, e o presidente e co-fundador da Hyperloop, Bibop Gresta, assinaram um protocolo de intenção firmando a parceria. Também são parceiros do empreendimento o governo de Minas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A parceria público-privada (PPP) terá investimento de cerca de R$ 26 milhões em sua primeira fase, com contribuições da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Hyperloop e outros investidores privados. A Prefeitura cedeu o Centro de Memória do Trabalhador da Indústria, espaço com 22 mil metros quadrados e 4 mil metros quadrados de área construída.

Para Alex de Freitas, compartilhar o conhecimento com os estudantes e instituições de ensino é o maior valor agregado com a chegada da Hyperloop à cidade. “Agora temos em comum com outras três grandes cidades uma empresa de tecnologia muito bem-sucedida, que está se propondo a fazer uma revolução na área de transportes tanto de passageiros como de carga. A solução não será apenas para nós, mas para muitas cidades. Ser sede do quarto centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyperllop no mundo proporciona a Contagem um orgulho enorme. Estamos atraindo grandes investimentos, continuamos com um potencial incrível e vamos acreditar e ter cada vez mais esperança rumo a um futuro melhor para nossa cidade. Os efeitos disso serão muito positivos para a geração de riqueza e conhecimento e para a autoestima da população”, disse.

Bibop Gresta também comemorou a parceria. “Hoje é um dia memorável, pois começamos a escrever um novo capítulo na história do transporte. Com uma posição geográfica estratégica, alta concentração de grandes indústrias e uma dedicação à inovação, Contagem é o local ideal para o Centro Global de Inovação em Logística da Hyperloop”, destacou o presidente da multinacional.

Astronauta

Uma das colaboradoras da Hyperloop, a astronauta da Nasa Yvonne Cagle prestigiou o evento e contou como começou o fascínio dela pelo espaço, em 1969, com a chegada do homem à lua. Ela destacou a importância do trabalho feito pela startup “A Hyperloop desenvolve um modelo maravilhoso de transporte, que reúne colaboração interdisciplinar. Reúne talentos e trabalhamos para transformar a humanidade”, disse.

Também pesaram na escolha da Hyperloop por Contagem o planejamento da Administração Pública Municipal para a atração de indústrias 4.0, a capacidade logística do município, que é cortado pelas principais rodovias de Minas Gerais e já conta com grandes empresas do ramo, os investimentos em mobilidade urbana que serão feitos pela prefeitura nos próximos três anos, de mais de R$ 1 bilhão, e o espaço onde a planta será instalada, em uma área nobre da cidade, que exigirá pouquíssimas intervenções, o que acelerará a implantação do projeto.

A chegada da HyperLoop não é um fato isolado em Contagem. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, tem um planejamento para desenvolver projetos e receber empresas de alta tecnologia e não-poluentes, transformando a Regional Vargem das Flores em um polo de inovação e referência nacional no tema. A Prefeitura também vai anunciar neste ano a Lei de Incentivo à Inovação e a criação de cursos técnicos na Fundação de Ensino de Contagem (Funec) para atender a demanda dessas empresas de tecnologia. Além disso, a geração de mão de obra qualificada promete mudar os rumos da educação na cidade.

Com operações previstas para este ano, o Centro Global abrigará a divisão de pesquisas de logística da Hyperloop, um laboratório de fabricação e um ecossistema de empresas líderes globais, startups, universidades, cientistas e governos de todo o mundo focados em resolver crescentes questões em logística.

Academia

A multinacional também está lançando sua primeira Hyperloop Academy no Brasil, para executar projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento, como universidades, centros de P&D, startups e outras organizações. A Hyperloop Academy oferecerá oportunidades para a próxima geração de engenheiros, criativos e tecnologias para desenvolver o futuro do transporte.

Conheça a Hyperloop:

O que é

É um sistema que transporta passageiros e cargas em cápsulas, que se movem dentro de tubos metálicos com ar de baixa pressão.

Como funciona

Conceitualmente, o Hyperloop funciona como os trens de alta velocidade do Japão. A cápsula é suspensa, evitando contato com os trilhos, para aumentar sua velocidade. A diferença é que os trens japoneses são suspensos por levitação magnética, que faz uso das forças atrativas e repulsivas do magnetismo. O Hyperloop flutua por meio de um “colchão de ar”, um jato constante e pressurizado de ar que o levanta entre 0,5 e 1,3 milímetro. Motores elétricos disparam as cápsulas pelos trilhos de ar.

A velocidade

Sem a resistência dos trilhos e do ar em frente, o HyperLoop pode atingir velocidade máxima de 1.220 km/h, mais alta que a atingida pela maioria dos aviões comerciais. Isso faria a viagem entre Rio e São Paulo durar apenas 20 minutos.

O custo

O preço do bilhete para viajar de Hyperloop ficaria entre US$ 20 e US$ 30, segundo os vários envolvidos no desenvolvimento do sistema. A primeira rota proposta de construção da multinacional seria entre Los Angeles e San Francisco (cerca de 600 quilômetros), com custo de US$ 7,5 bilhões, se incluído o sistema para transportar também veículos. Se for apenas para o transporte de passageiros, o custo cai para US$ 6 bilhões.

As rotas

Além de San Francisco-Los Angeles, outras rotas no mundo estão sendo propostas. A Hyperloop estuda conectar Eslováquia, Hungria e Aústria. A Delft Hyperloop estuda ligar Paris a Amsterdam. Enquanto isso, a Hyperloop One estuda a rota Helsinque (Finlândia)-Estocolmo (Suécia). Porém, o primeiro lugar que pode receber um Hyperloop é o porto de Dubai, que passaria a receber cargas enviadas por pods e não apenas navios.

Início da operação

Em 2020, a Hyperloop deverá estar operando em algum lugar do mundo. O primeiro teste público foi feito em maio de 2017, em um deserto no Estado de Nevada, nos Estados Unidos. E foi apenas uma demonstração de parte da tecnologia que fará a cápsula se mover. A SpaceX também anunciou no ano passado a construção de um trilho de 1,6 quilômetro na Califórnia para pode testar os designs de pods.

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