Morador do Riacho das Pedras é o primeiro a receber uma prótese de braço em Contagem

Há cerca de três anos, Antônio Marinho sofreu um acidente de carro. O imprevisto lhe custou o braço esquerdo. Desde então, o morador do Riacho das Pedras aguardava uma prótese para suprir a falta do membro. Esse dia chegou. Na quinta-feira, dia 22, pela primeira vez na história, Contagem entregou duas próteses de braços.

O senhor Antônio não escondeu a emoção de ser a primeira pessoa de Contagem a receber uma prótese de braço. “Essa prótese significa muito pra mim, era um desejo antigo. Há três anos faço tratamento no Iria Diniz e sonhava com isso”. Além das próteses de braço, foram entregues próteses de pernas e órteses (calçados ortopédicos fabricados de acordo com a necessidade e avaliação do usuário).

O investimento total gira em torno de R$ 327 mil. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que visa zerar a fila de órtese e prótese no município. “É um momento histórico para Contagem, pela primeira vez entregar próteses de braços. Só o usuário pode explicar o quanto essa conquista é importante no dia a dia”, destacou o secretário municipal de Saúde, Cleber de Faria Silva.

O morador que necessita de uma órtese ou prótese deverá se encaminhar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Na UBS o usuário será avaliado e encaminhado para o Centro de Consultas Iria Diniz. Nos próximos meses, o CER IV será totalmente responsável pelas próteses e órteses no município.

• Prótese – Componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos quando perde algum membro do corpo, no lugar é posto uma prótese mecânica (braços, pernas).

• Órtese – É um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica (sapatos ortopédicos, palmilhas, coletes etc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *