Contagem promove ação no Dia Mundial de Combate à Aids

Para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira, dia 30, um mutirão para a realização de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) / HIV. O evento aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), instalado no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz.

Ao longo do mutirão foram realizadas mais de 100 testagens. A ação foi voltada para todas as pessoas que quiseram se testar rapidamente para as seguintes ISTs: HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Caso confirme alguma das doenças o tratamento possibilita melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

A assistente social Paula Santana realiza o teste com freqüência como forma de prevenção. “Além de prevenir, caso descubra alguma das doenças, aceleraria o tratamento”. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O médico infectologista Leandro Curi, do Serviço de Atenção Especializada (SAE) do Programa IST/Aids e Hepatites Virais de Contagem, ressalta que as ISTs, causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, são transmitidas principalmente por meio do contato sexual. Além disso, o compartilhamento de seringas é outro meio comum de transmissão.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. “A população mais jovem deixou de ter medo da AIDS, e por isso não fazem mais o uso de camisinha, o preservativo e não compartilhar seringas são as formas mais eficazes de não contrair a doença”, destacou Leandro.

O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona de segunda a quinta-feira, com distribuição de senhas às 7h30 e às 13h. O endereço é Avenida João César de Oliveira, nº 2.889, no Eldorado. É preciso apresentar um documento oficial com foto.

Dia Mundial de Combate à Aids
Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da Aids.

Em 2018, até o mês de novembro, foram notificados cerca de 60 casos de pacientes infectados com HIV no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *