Núcleo de Terapia Integrativa já realiza atendimentos aos cidadãos de Contagem

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV) fez uso da palavra no Grande Expediente da sessão plenária deste dia 4, para destacar a instalação do Núcleo de Terapia Integrativa (NTI), no município. A unidade funcionará no prédio do Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, no Eldorado.

Daniel não escondeu a felicidade da medida tomada pela Prefeitura, afinal, em 2015, o vereador foi autor do projeto de lei que inclui terapias alternativas entre as práticas do SUS no município. Na época, o projeto foi aprovado em plenário e, na sequência, sancionado pelo então prefeito Carlin Moura. No entanto, havia certa morosidade na implantação de algumas atividades dentro da proposta para a cidade.

Visita

O presidente da Câmara e o secretário de Saúde Cléber de Faria, fizeram uma visita ao Núcleo de Terapia Integrativa, alocado no Centro de Consultas Especializadas no Iria Diniz. Na ocasião, os dois foram recebidos pela diretora do CCE, Alyne Vasconcelos, para conhecer as instalações do novo equipamento que está em pleno funcionamento há pouco mais de um mês.

Daniel Carvalho ressaltou que a concretização do NTI de forma oficial é motivo de muita alegria. “Essa é uma política pública consolidada que traz muitos benefícios aos pacientes que utilizam desse serviço. Nosso foco agora é lutar para que o serviço seja ampliado”, comemora.

 

Medicina do futuro

Considerada a medicina do futuro, as terapias trazem resultado rápido e eficaz. Estudos apontam que a prática desse tipo de atividades podem atuar como complemento dos tratamentos da medicina convencional. Além disso, segundo Daniel Carvalho, esse modelo clínico traz a diminuição do tempo de tratamento impactando na fila de espera para outros tratamentos especializados, além da diminuição significativa dos efeitos colaterais oriundos dos tratamentos convencionais, aumento da qualidade de vida e menor necessidade de uso de medicações alopáticas e de tratamentos invasivos.

Com atendimentos diários, serviços como acupuntura, auriculoterapia, vacuterapia e aromaterapia são ofertados aos usuários no NTI. E os resultados já podem ser observados. Na oportunidade, Bárbara Alves que estava acompanhando sua mãe ao atendimento relatou que o tratamento é essencial para a melhora do quadro clínico. “Já na terceira sessão era possível notar resultados positivos”, garantiu.

Vale ressaltar que o serviço já existia em Contagem, porém, agora está unificado num mesmo local facilitando o atendimento que atualmente é realizado por uma equipe composta por um enfermeiro, um médico e fisioterapeuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *