Contagem recebe o “Prêmio Cidade Destaque em Gestão Ambiental” em SP

Foto Túlio Andrade

A comitiva de Contagem foi premiada no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental. Participaram do evento o vice-prefeito William Barreiro, o secretário de Meio Ambiente Wagner Donato, vereador Bruno Barreiro e servidores da área ambiental

O vice-prefeito William Barreiro, acompanhado do secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Wagner Donato, do vereador Bruno Barreiro e de outros servidores municipais da área ambiental, representou Contagem no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), de 26 a 28 de junho, no Centro de Exposições Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). O evento foi idealizado pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

A entidade concedeu a Contagem o “Prêmio Cidade Destaque em Gestão Ambiental”, em reconhecimento aos esforços nesta área. A premiação foi recebida pelo vice-prefeito William Barreiro. “Quero deixar registrado os parabéns ao secretário Wagner Donato e à toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que ele coordena. Contagem está saindo na frente mais uma vez, sendo exemplo de sustentabilidade e focada no desenvolvimento sustentável”, disse o vice-prefeito.

A Anamma é uma entidade civil sem fins lucrativos ou vínculos partidários, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais de preservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “Trouxemos uma grande comitiva, que participou das oficinas e palestras. É uma grande oportunidade de capacitação do nosso corpo técnico. Por isso privilegiamos os funcionários de carreira, pois eles é que continuarão atuando na Secretaria de Meio Ambiente como multiplicadores do conhecimento aqui adquirido”, destacou Wagner Donato.

A diretoria da Anamma é formada por secretários Municipais de Meio Ambiente. Wagner Donato ocupa uma das cadeiras do Conselho Fiscal da entidade e foi reconduzido ao cargo na eleição da diretoria da entidade para o biênio 2020/2021, realizada durante o Fórum. Fiscal. “É com muito orgulho que represento Contagem na diretoria da Anamma. É um indicativo do prestígio que a cidade carrega. Dessa forma, garantimos participação nas discussões das políticas ambientais do país”.

A 2ª edição da FBGA foi classificada pelo presidente da Associação como o maior evento ambiental do Brasil, com extensa programação e mais de 30 eventos simultâneos, como palestras, seminários, workshops, debates, treinamentos, câmaras técnicas, rodadas de negócios, exposições tecnológicas e feira de negócios. Após participar de uma palestra sobre arborização, a educadora ambiental Rosana Matias, da Secreta-ria de Meio Ambiente de Contagem, comemorou a oportunidade de aprendizado.  “A palestra foi muito boa. Tivemos contato com técnicas avançadas, que podemos aplicar em Contagem. A cidade está no caminho certo. Quando o prefeito Alex de Freitas deu essa missão ao professor Wagner (Donato), ele estava mostrando o quanto a cidade está à frente quando em relação às políticas ambientais e o quanto se preocupa com a arborização”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *