Complexo Hospitalar faz campanha para captação de doadores de sangue

Foto Bruna Alves

As pessoas interessadas em serem doadoras de sangue podem agendar pelo site do Hemominas ou procurar o hemocentro mais próximo

Buscando aumentar o estoque de sangue da Fundação Hemominas, o Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), na Regional Eldorado, montou no final de agosto, um posto de orientação para abordar quem passa pelo corredor da unidade e captar possíveis doadores de sangue.

A ação é desenvolvida pela equipe da Agência Transfusional, setor responsável por gerir todas as atividades relativas às transfusões de hemocomponentes do Hospital Municipal de Contagem (HMC), Centro Materno Infantil (CMI) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município, o qual sente o impacto na redução do estoque de sangue da Fundação.

“Essa baixa gera consequências aqui na nossa assistência aos pacientes. As doações realizadas nos postos da rede, tanto em Betim como em Belo Horizonte, são essenciais para o atendimento de pessoas que necessitam de transfusões durante as intervenções médicas de urgência e cirurgias eletivas realizadas no CHC e UPA’s de Contagem,” ressalta a coordenadora da Agência Transfusional, Andrommeda Luciana Couto Moreira. Por mês são realizas cerca de 600 transfusões.

Quem passa pelo local recebe um boton adesivo do seu tipo sanguíneo (A, B, AB e O, Rh positivo ou negativo) e uma cartilha sobre o que é preciso para ser um doador e os locais para fazer a doação. Os colaboradores participantes na intervenção ressaltam durante a abordagem que a doação de sangue é uma ação solidária e voluntária que todos, em condição de saúde saudável, podem fazer regularmente colaborando para que muitas vidas sejam salvas.

As pessoas interessadas em serem doadoras de sangue podem agendar pelo site do Hemominas ou procurar o hemocentro mais próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *