Audiência pública debate segurança nas escolas públicas de Contagem

Vereador Dr. Rubens Campos durante a audiência – Foto Divulgação

Por solicitação do vereador Dr. Rubens Campos, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, foi realizada Audiência Pública, no último dia 4, que debateu a questão da segurança nas escolas públicas da cidade. A reunião foi uma demanda levantada pela comunidade escolar e pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Contagem – Sind-UTE.
A insegurança nas escolas da cidade é uma realidade que alcança não apenas o ambiente interno dos espaços educacionais, mas do entorno das escolas e da sociedade como um todo. Todos os aspectos que impactam na segurança da cidade impactam também no ambiente escolar. Esse foi um dos temas levantados na audiência e que pautaram os debates.
Estiveram presentes a comunidade escolar (trabalhadores, professores, direção, pais e alunos), Sindi-UTE, entidades de segurança tais como a Polícia Militar e a Guarda Civil, o Poder Público e a Secretaria Municipal de Educação. De forma geral, foi consenso entre os participantes de que a solução para a questão da violência só será possível com a participação de muitas mãos. O debate ocorrido na audiência, apesar de ser apenas um primeiro passo, reuniu agentes importantes que vivenciam o dia a dia das escolas.
Para o vereador Dr Rubens a audiência cumpriu sua função, na medida em que promoveu o diálogo e buscou soluções para a segurança nas escolas. “Trouxemos a discussão para a cidade e para a necessidade de mobilizar os diversos atores sociais que tratam da questão da segurança nas escolas”, destacou.
O público, que encheu as galerias do plenário e contou com a presença de alunos de diversas escolas estaduais e municipais de Contagem, que tiveram uma participação importante no debate, utilizando da tribuna e manifestando posicionamentos diversos, ampliando as discussões e os diferentes pontos de vista.
Ainda segundo o vereador Dr. Rubens Campos, a participação de diversos atores foi fundamental para buscar soluções efetivas para a questão da segurança. “Ao final da audiência fizemos encaminhamentos concretos, com a formação de um grupo de trabalho para manter o tema em debate, envolvendo diversos atores da sociedade”, complementou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *