Mobilidade urbana: Viaduto das Américas é entregue à população

 

Foto Cassio Matias

“Sou morador da região Ressaca e enfrento o trânsito todos os dias. A entrega desse viaduto vai reduzir meu trajeto e valorizar os bairros no entorno”, afirmou Edivino Fernandes, que reside há mais de 30 anos na região, durante a inauguração, na sexta-feira, dia 4, do Viaduto Vereador Luiz José da Cruz – Dudu, mais conhecido como Viaduto das Américas, localizado no bairro Cabral, Ressaca.

Para o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, a sensação é de dever cumprido. “Hoje é um dia de alegria e de alívio para todos nós. Infelizmente essa obra representa o que a gente detesta no serviço público, o atraso. Reconhecemos que tivemos erros, mas superamos as dificuldades e estamos aqui para inaugurá-lo. Acredito que essa obra de mobilidade vai trazer muitos benefícios. Vamos em frente e, em breve, inauguraremos outras na cidade”, destacou.
Com o tráfego liberado, o viaduto na avenida das Américas vai permitir a passagem pelo cruzamento com a avenida Severino Ballesteros, sem a necessidade dos veículos pararem em semáforos. As duas avenidas são importantes corredores de acesso à BR-040 e à Ceasa Minas, que apresentam grande fluxo de caminhões. No caso da avenida Severino Ballesteros, ela ainda faz a ligação entre Contagem e Belo Horizonte, pela região da Pampulha. Essa obra também vai contribuir para a interação territorial das regiões Ressaca e Nacional com o restante de Contagem. O secretário de Obras e Manutenção Urbana, João Batista Mares Guia, informou que o viaduto recém-inaugurado faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que está sendo implantado na cidade e trará significativos benefícios na circulação do trânsito na região.
Os investimentos são da ordem de R$14 milhões, por meio de financiamento do município junto ao Ministério das Cidades. O administrador da regional Ressaca, Rodrigo Thomás, informa também que o viaduto vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem nas regiões Ressaca e Nacional, além de 40 mil motoristas que trafegam pelo local diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *