Semana do Black Friday deve aquecer a economia de Contagem

Acontece esta semana a 9ª edição da Black Friday no Brasil, próxima sexta-feira, dia 29, evento que se consolidou como uma das datas de descontos mais importante, tanto nas lojas virtuais quanto nas lojas físicas do país. Este ano a ação promocional acontece um dia antes da data final para o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Em Contagem, assim como em outras cidades do país, empresas de diferentes segmentos preparam várias promoções para oferecer aos seus clientes na Black Friday, uma grande oportunidade para aquecer as vendas e movimentar o comércio local.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Frank Sinatra Santos Chaves – Foto Divulgação

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Frank Sinatra Santos Chaves,   lembra ao consumidor o quanto a valorização do comércio local é importante para fomentar a economia da cidade. “O comércio de Contagem oferece estabelecimentos dos mais variados segmentos. Ao comprar aqui contribuímos para estimular a economia da nossa cidade, gerando empregos, impostos e mais investimentos em diversas áreas”, pontua.

Aumento nas vendas

Desde o primeiro evento realizado no Brasil, em 2010, os dados sobre o comércio mostram que a Black Friday proporciona resultados significativos para os comerciantes e consumidores do país. “O sucesso da promoção, que se firma como uma das principais datas para o varejo, aumenta o otimismo dos empresários que têm uma ótima oportunidade para venderem mais”, afirma o líder lojista.

A expectativa da CDL-Contagem é que as vendas nas lojas da cidade, superem em 2,5% os níveis de 2018. Os itens que devem ser mais procurados são os eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados e smartphones.

Credibilidade

Frank Sinatra observa que o consumidor passou a acreditar que há promoções reais na Black Friday e que, para não perder esta credibilidade, é importante o lojista participar colocando descontos reais nos produtos. “Esta campanha de vendas é a oportunidade que muitos consumidores esperam para conseguir baixos preços em produtos que estão necessitando. Deve ter descontos de verdade”, reitera.

Ele destaca que o objetivo da Black Friday não é apenas vender, mas também atrair e fidelizar os consumidores. “O lojista deve estar atento aos pequenos cuidados que ajudam a fortalecer o relacionamento com seus clientes, como o bom atendimento”, reforça.

Pesquisas

Dados apurados em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que 21% dos empresários brasileiros, que atuam no comércio e no ramo de serviços, devem aderir ao dia de promoções da Black Friday 2019. Se as estimativas se confirmarem, haverá um crescimento de adesões, uma vez que em 2018, 16% dos empresários participaram do evento.

De modo geral, os empresários que vão aderir a Black Friday estão esperançosos com a data e veem potencial na edição deste ano. A pesquisa aponta que 43% dos empresários consultados acreditam que, durante o evento, as vendas em 2019 serão melhores do que as do ano passado, enquanto 32% falam em estabilidade. Apenas 11% projetam vendas piores.

Outra pesquisa feita recentemente pelo Google em sua plataforma mostrou pela primeira vez que o número de compradores online deve se igualar ao de compradores em lojas físicas: 37% declararam que comprarão apenas nas lojas físicas e 38% apenas na internet. O destaque ficou com as compras realizadas em ambos os canais, que subiram de 7% em 2018, para 25% em 2019 – mostrando o aumento da relevância da loja física na jornada de compra do consumidor brasileiro na Black Friday. Um dos motivos para isso é o crescimento do número de categorias de produtos oferecidos.

Sobre a Brack Friday

Data criada pelo comércio dos Estados Unidos, a Black Friday (sexta-feira negra) é uma megapromoção de vendas realizada na última sexta-feira de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças, para liquidar os estoques, com oferta de mercadorias cujos descontos chegam a até 70% do valor normal.

No Brasil, o evento existe desde 2010 e nasceu com foco na internet. A temporada da Black Friday é tratada pelo varejo como o principal evento do ano no e-commerce e tem impulsionado as vendas do comércio em geral nos meses de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *