Prefeitura de Contagem inicia plantio de mais de 2.400 árvores em toda a cidade

Elas vão substituir espécies impróprias para o ambiente urbano e as que foram suprimidas para construção de estações de passageiros na João César de Oliveira

A área urbana de Contagem tem mais de 700 mil árvores. Nesta quinta-feira, 9 de julho de 2020, mais 2.400 começaram a ser plantadas na cidade como contrapartida pela supressão de 244 na avenida João César de Oliveira, intervenção necessária para as obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Serão construídas no movimentado corredor de trânsito sete estações de transferência, que vão permitir aos passageiros a integração na troca de ônibus, pagando apenas uma tarifa.

O inventário feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apontou que 45% das 700 mil árvores são exóticas ou impróprias para o espaço urbano. Agora, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (Transcon), a Semad plantará espécies que compõem esse cenário de forma harmônica, como quaresmeira, aroeira salsa, ipê, oitis e patas de vaca.

A ação desta quinta na João César de Oliveira foi acompanhada pelo superintendente de Políticas Ambientais da Semad, Tércio de Sales Morais. “Será um avanço ambiental histórico, da mesma forma que o SIM trará benefícios sem precedentes aos pedestres, ao transporte coletivo e ao trânsito de uma forma geral”, ressalta. As árvores foram retiradas no canteiro central, onde serão construídas as estações de transferência, em plataforma elevada para embarque em nível, atendendo os dois sentidos do tráfego.

Além das obras do SIM, algumas das 244 árvores foram suprimidas na João César de Oliveira por estarem muito velhas, com risco de queda e de danos à rede elétrica. Dez palmeiras serão removidas próximo ao complexo viário do Beatriz, e transplantadas ao longo da avenida Helena de Vasconcelos Costa, entre o aterro sanitário e o viaduto da Ceasa.

Confira onde ficarão as estações de transferência na avenida João César de Oliveira:

– Estação Dilson de Oliveira: em frente à Magneti Marelli

– Estação Cinco: em frente à Maxion

– Estação Hospital Municipal: próximo ao Hospital Municipal de Contagem (HMC)

– Estação Paulo Pinheiro Chagas: próximo à praça Paulo Pinheiro Chagas

– Estação Portugal: em frente ao Habib’s

– Estação Olímpio Garcia: próximo à rua Monsenhor Bicalho

– Estação Castelo Branco: paralela à rua Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *