Xadrez é aliado no processo ensino-aprendizagem nas escolas

O xadrez inicialmente é fundamentado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas. O esporte requer lógica, conhecimento e raciocínio, tudo num modelo de construção própria do sujeito ou jogador.

Algumas escolas municipais de Contagem trabalham com essa modalidade esportiva pensando na evolução do aluno em sala de aula. É nítido que esse esporte contribui para o pensamento lógico. O xadrez desenvolve habilidades motoras, trabalha a capacidade de concentração e memória. Dessa forma, o estudante adquire destrezas que o obrigam a focalizar a atenção em apenas um único ponto até achar o melhor caminho para vencer o adversário.

A Escola Municipal Paulo Cézar Cunha, situada na regional Petrolândia, é conhecida por ter à prática do xadrez em suas dependências. Lá os alunos aprendem junto ao professor de educação física, João Marcelo, dentro de um horário específico para projeto. Atualmente 30 estudantes participam das aulas. “O xadrez proporciona a capacidade do aluno de pensar. O jogo ajuda nas tomadas de decisões e soluções para os problemas. Eu percebo que os nossos alunos têm se desenvolvido dentro da sala de aula, nas matérias que envolvem leitura, escrita e cálculo”, destaca João Marcelo.

A diretora, Xênia Cruz Bernardo, salienta que a prática deve ser ampliada nas escolas e acredita no esporte como método de ensino. “O xadrez modifica os meninos no que se refere aos estudos e aprendizados. Muitos alunos que tinham dificuldade em certas matérias conseguiram melhorar graças aos métodos aplicados naquele tabuleiro. Eu acredito e aprovo o uso da modalidade como ensino nas escolas”, finalizou.

Foto Newton de Castro Resende

 

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