Prefeitura entrega, terça, dia 7, pronto socorro infantil (PAI) 100% concluido

Contagem está na contramão da crise vivida na rede pública da saúde em todo o Brasil. Enquanto maternidades são fechadas, leitos desativados por causa de falta de verbas, a Prefeitura Municipal de Contagem (PMC)  investe na saúde de forma contundente. E mostra que está cuidando da saúde de sua população.

Na próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, a partir das 9h30 da manhã, os moradores de Contagem recebem o Centro Materno Infantil  – PAI – 100% concluído. Uma inauguração com a pompa que os moradores merecem.  As crianças ali internadas terão à disposição brinquedoteca. Todo o espaço foi plotado com imagens de bebês, e com desenhos que proporcionem bem estar a eles.

Além disso, as crianças de zero a 13 anos terão um espaço de atendimento somente delas, evitando o contato com adultos nas salas de espera de hospitais públicos, como ainda acontece.

Graças aos investimentos feitos pela gestão do prefeito Alex de Freitas (PSDB) e do vice Willian Barreiro (PSB), em sete meses de governo, o PAI, passará a funcionar integralmente, com 100% de sua capacidade, firmando-se como a referência em saúde materno-infantil do município e disponibilizando, ao todo, mais de 170 leitos.

O secretário de Saúde de Contagem, Bruno Diniz destaca que a gestão atual está fazendo avanços que nunca ocorreram nos últimos 20 anos”.

Durante a campanha, o ponto mais defendido no plano de governo do então candidato Alex de Freitas foi a saúde materno-infantil e a conclusão das obras do CMI.

Foto Adelcio R. Barbosa
Pediatria já funciona no Centro Materno Infantil

Leisiane Moreira, moradora do Eldorado, está com seu filho recém-nascido internado na Maternidade de Contagem. Nessa terça-feira (1º), ela teve uma grata surpresa, a Pediatria, que era acomodada no Hospital Municipal de Contagem, mudou-se para o Centro Materno Infantil (CMI). “A sensação que eu tive quando cheguei era que estava em uma maternidade particular, a estrutura está linda, no antigo espaço era escuro, clima pesado, estou muito feliz e meu filho muito melhor acomodado”.

A transferência da unidade para o terceiro andar da Maternidade é um dos compromissos do prefeito Alex de Freitas, com a reestruturação do Complexo Hospitalar de Contagem. Com a abertura da Pediatria, e do Pronto Atendimento Infantil, que será inaugurado na próxima segunda-feira (7), a Maternidade de Contagem passa a funcionar 100%.

O secretário de Saúde Bruno Diniz ressaltou que essa mudança é muito importante para o município. Ele destaca, que Contagem passa ter autossuficiência no atendimento materno e infantil. Foram investidos quase três milhões em equipamentos para a Pediatria e o Pronto Atendimento Infantil, com a ampliação de leitos outras obras no Centro Materno.

Além da nova Pediatria, Bruno Diniz destacou o aumento no atendimento da Maternidade.  “Quando assumimos Contagem tinha 44 leitos na maternidade, estamos colocando 171 leitos funcionando no total, o que vai garantir toda assistência materna infantil, o povo do nosso município poderá contar com um serviço de qualidade”, conclui.

A Pediatria

Segundo Crisitiane Rosalina Oliveira Pereira, gestora do Centro Materno Infantil, com essa alteração a nova Pediatria, além de, melhorar as acomodações amplia a capacidade de acolhimento. “Antes tínhamos 21 leitos, sendo cinco de Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) e 16 de enfermaria, passamos para 34 leitos de enfermaria e 10 de UCI´s’’, completou Cristiane.

A Pediatria é composta por enfermarias para crianças de 0 a 13 anos. O setor é um espaço voltado para a internação infantil, para meninos e meninas que precisam de cuidados e acompanhamento médico. A criança é atendida no Pronto Atendimento Infantil, caso precise de internação segue para a Pediatria.

Cinco anos de espera

A antiga Pediatria dividia espaço com a estrutura hospitalar, as crianças ficavam ao fundo de uma enfermaria cirúrgica, próximo aos pacientes adultos. Outro destaque da nova Pediatria foi a criação da  “Brinquedoteca”. Os pais reclamavam que os filhos não tinham espaço para recreação, ficando isolados nos quartos.

Ana Flávia Pereira Braga, diretora da Pediatria, ressalta que é uma mudança esperada há cinco anos. “Não tínhamos pronto socorro e nem CTI era tudo junto, agora abrimos o Pronto Socorro, vamos receber as crianças lá, se precisar de internação elas sobem ou para a enfermaria ou para a CTI”. As Unidades Intensivas serão transformadas em Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *