Centro Universitário Una amplia vagas de curso gratuito para idosos

Foto PMC/Arquivo

A preocupação com as condições necessárias à manutenção da qualidade de vida das pessoas idosas tem crescido e os temas relacionados às políticas públicas e ações de proteção e cuidado específicos para esse público adquiriram relevância na sociedade. Nesse sentido, o Programa Universidade Aberta a Pessoa Idosa, do Centro Universitário Una, abrirá 700 novas vagas para os idosos nas unidades da capital mineira.

O projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa teve início na Una Contagem, em 2013, como um projeto-piloto de oferta de cursos e oficinas para pessoas idosas da cidade. Em setembro deste ano, o programa será ampliado ainda mais com a abertura de vagas para todas as unidades da Una em Belo Horizonte, nos campiAimorés, Barro Preto, Liberdade, João Pinheiro, Guajajaras, Linha Verde e Barreiro.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no país. As estimativas são de que a transição no perfil da população acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o porcentual de brasileiros com mais de 60 anos vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos. Os idosos chegarão a 41,5 milhões (18% da população) e as crianças serão 39,2 milhões (17,6% da população). Daí a importância de voltar as atenções para esse público.

Mais de mil alunos já passaram pelos cursos e oficinas da Universidade Aberta. Para o segundo semestrte de 2017, a Una oferta 500 vagas para cursos e oficinas na unidade de Contagem, que contemplam: direito aplicado a pessoa idosa, informática, finanças, fitoterapia, hortas urbanas, inglês (esgotado) e cinema e aúdio visual (esgotado). As aulas tem início no dia 7 de agosto, das 14h às 16h30. Interessados ainda podem se inscrever até o dia 21 de agosto, na secretaria da Una Contagem.

Para o professor Cléber Jovino da Silva, idealizador do programa Universidade Aberta a Pessoa Idosa, um dos grandes desafios do século XXI, é gerar respostas para o fenômeno conhecido como transição demográfica, constatado em países desenvolvidos, e que cada vez mais vem sendo evidenciado em países emergentes, como o Brasil.

A partir de sua experiência no Conselho Municipal do Idoso de Contagem, sendo titular da cadeira destinada às instituições de ensino superior, o professor explica que o número de pesquisas, práticas e intervenções interdisciplinares e multidimensionais vem aumentando. “Com o objetivo de conhecer melhor as inter-relações com o envelhecimento, a Una tem o objetivo de promover educação e geração de renda, atuando como provedora de conhecimento e serviços para a transformação social”,ressalta.

De acordo com a diretora da Una Contagem, Tatiane Puiati, as atividades do programa Universidade Aberta levam em consideração o Estatuto do Idoso, que nos seus Artigos 20º e 21º estabelece que a pessoa idosa tem direito à educação, cultura, lazer e diversões que respeitem a peculiar condição da idade. “O mundo convive com um contingente cada vez maior de pessoas que, apesar de terem alcançado uma idade mais avançada, encontram-se em condições de exercer atividades para sua autonomia diária, bem como ocupar-se de maneira mais prazerosa na vida. O Programa Universidade Aberta busca pensar e agir no sentido de alinhar as expectativas da sociedade para com a atuação de uma instituição de ensino superior na promoção da qualidade de vida para a pessoa idosa”, conclui.

Dia dos Pais com Festival Aprecie

A mistura de carros antigos e cervejas artesanais pode ser uma boa pedida para agradar aos papais. No próximo dia 12 será realizada uma superfesta, regada a cervejas artesanais, delícias gastronômicas, raridades automobilísticas e muito rock n’ roll, para comemorar a data. Das 11h às 20h, o estacionamento da Una Contagem reunirá exemplares de carros antigos, food trucks, espaço Kids e um palco para atrações musicais.

O evento também é uma comemoração pelos sete anos do Encontro de Carros Antigos de Contagem. Aberto ao público, com entrada solidária de um quilo de alimento não perecível, a música do evento ficará por conta das bandas Velotrol, Dona Odeth, Mercado Negro e do DJ Kriok. A área Gourmet será comandada pelo Boi Lourdes, Scenário Japa, Burgueria QG 55, Pizzaperitivo, Crepioca, Incrível Burger, Boi Truck, Batata Truck, Viciante, Açaí Mix, Bom Bombom e Meninas da Pipoca. Backer, Wäls, Krug, Loba, Vila Alemã, Trem, São Sebastião, Galo Rock Beer, Magbeer, Onophryus Bräu, Reines, Artéza, Go Horse e Da Casa são as cervejarias presentes no festival.

Una Contagem
Endereço: av. João César de Oliveira, 5.775, Beatriz – Contato: (31) 3514-9712

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *