Recadastramento de idosos que recebem BPC é obrigatório

O beneficiário deve comparecer aos pontos de atendimento até o dia 30/11. Quem deixar de ir terá o benefício cancelado

Idosos de Contagem, acima de 65 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), precisam atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) até o dia 30 de novembro de 2017. Em Contagem, 3.752 idosos são contemplados com o auxílio.

Para fazer o recadastramento, o idoso deve comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) das regiões Industrial, Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Petrolândia ou se dirigir à Central do Bolsa Família, munidos dos seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência.

É também necessária a apresentação dos documentos originais de todos os integrantes da família que residam com o idoso. Menores de idade precisam levar certidão de nascimento e declaração da escola. Em caso de não comparecimento, o benefício será cancelado a partir de janeiro de 2018.

Atendimento

Central do Bolsa: rua Portugal, 20, Eldorado.
CRAS Industrial: rua Cel. José Pedro de Araújo Lima,33, Industrial.
CRAS Retiro (Icaivera): rua Poranga, 74, Icaivera.
CRAS Nova Contagem: avenida Retiro dos Imigrantes, 628, Retiro.
CRAS Shopping Contagem: rua Rodrigues da Cunha, 227, Ressaca.
CRAS Sede: rua Manoel Pinheiro Diniz, 352, Centro.
CRAS Petrolândia: rua Madeirão, 160, Industrial-São Luiz.

Benefício da Prestação Continuada

O BPC é um benefício da assistência social no Brasil. Consiste em uma renda de um salário-mínimo para idosos e deficientes que não possam se manter e nem serem  mantidos por suas famílias.

Para ter direito, é necessário que a pessoa tenha no mínimo 65 anos, independentemente do sexo, além de renda por pessoa do grupo familiar menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

No caso da pessoa com deficiência, o auxílio é garantido desde que comprove, em perícia médica, impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *