Escola do Legislativo recebe Prêmio Cidades Inteligentes

Contagem é a única cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte a conquistar o troféu Cidades Inteligentes, oferecido aos municípios de Minas que apresentam iniciativas de destaque em gestão eficiente, empreendedorismo, sustentabilidade, educação, modernização, entre outras categorias.


O projeto do Aulão Solidário de Redação para o Enem 2017, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem, será premiado durante o Cidades Inteligentes – Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades – que será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, em Belo Horizonte. Ele foi escolhido entre os mais de 100 projetos inscritos no congresso, por uma comissão composta por Instituições de Ensino Superior, Entidades e Associações Microrregionais de Municípios de todo o Estado de Minas Gerais.

Foram três aulões realizados no mês de outubro – dois no plenário da Câmara e um na Faculdade Una Contagem – reunindo aproximadamente 500 estudantes do ensino médio, a maioria da Escola Estadual Professora Maria Coutinho, do Instituto Maria Montessori, de várias unidades da Funec (Fundação de Ensino de Contagem), do Colégio São Judas Tadeu e do Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Desenvolvida e ministrada pelo professor e jornalista Éverlan Stutz, a aula fez uma abordagem prática das cinco competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, com peso de 50% na nota final dos candidatos, focando, sobretudo, na arquitetura do texto e na construção do argumento. Para isso, o especialista desenvolveu uma metodologia específica, que é tema de sua tese de doutorado.

Para o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), a premiação é um reconhecimento ao esforço do Legislativo em buscar uma aproximação com o cidadão contagense, a partir de projetos de educação e incentivo à cidadania. “Sempre nos preocupamos em ir além dos muros da Casa. A Câmara precisa estar presente no dia a dia das pessoas, de todas as maneiras possíveis, e esta é uma oportunidade única de cumprirmos nosso papel social”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *