Operação Natalina já está nas ruas e avenidas de Contagem com reforço de 300 policiais

Além do policiamento efetivo diário em Contagem, a Operação Natalina terá o reforço de 300 policiais militares

A  Operação Natalina começou nesta última quinta-feira, dia 30, em Contagem. Mais policiais, guardas e fiscalização nas ruas da cidade para dar segurança à população que vai as compras neste final de ano. O diferencial neste ano é a integração da Guarda Civil, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), Fiscalização de Posturas, Bombeiro Militar e polícias Civil e Militar. Uma equipe especializada percorrerá os centros comerciais em todas as regionais do município. 

Presente no lançamento, o vice-prefeito William Barreiro ressaltou que a segurança é uma das principais áreas que o governo municipal tem se preocupado e se esforçado para aumentar a promoção da paz social. “Sabemos que no final do ano, temos que ter um cuidado especial com a segurança da população nos centros comerciais, portanto, estamos trabalhando no que é possível para prevenir a criminalidade”, disse.

Segundo o secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, foi feito um acordo para a integração das Forças de Segurança do município para que a população tenha o devido atendimento com a agilidade necessária. “Vamos ter mais policiais nas ruas. Como o natal é um momento em que as famílias frequentam mais os espaços públicos, devida à extensa programação festiva da cidade, o efetivo da Guarda estará mais presente nesses locais”, afirmou.

De acordo com o comandante da 2ª Região de Polícia Militar, coronel Mauro Alves, esse é um período em que há a circulação maior de valores, de dinheiro, e requer da Polícia Militar uma dedicação especial. “Faremos isso sem deixar de lado outros tipos de serviço já prestados. Nossos policiais e integrantes de outros órgãos que trabalham, por exemplo, no serviço administrativo estarão voltados para fazerem esse recobrimento”, completou.

Operação Natalina

Além do policiamento efetivo diário em Contagem, a Operação Natalina terá o reforço de 300 policiais militares. Os batalhões da cidade (18º e 39º) trabalharão com uma sobreposição de forças aumentando o efetivo empregado, priorizando o policiamento a pé e com operações nos centros comerciais. Com isso serão promovidas ações informativas e interativas com a distribuição de panfletos e divulgação de dicas de segurança pública desenvolvendo um trabalho de sensibilização da comunidade e comerciantes sobre a adoção de medidas de autoproteção.

A Polícia Civil também reforçará suas unidades e o monitoramento de pessoas suspeitas para coibir furtos e roubos. A Guarda Civil de Contagem vai participar com 40 agentes e 14 viaturas, além do videomonitoramento com drone. A Fiscalização de Posturas vai inibir o comércio irregular nas vias públicas e a Transcon atuará para evitar estacionamento proibido e organizar o fluxo de trânsito de veículos e pedestres.

Na oportunidade, também foram apresentados os 23 novos oficiais da PM que irão reforçar a segurança no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *