Presidente do TRE visita posto de atendimento biométrico em Contagem

Presidente do TRE foi recebido por representantes da Prefeitura de Contagem – Foto TRE – Geraldo Tadeu

Conforme determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sexta-feira (9) termina o prazo para fazer o recadastramento biométrico. Em visita ao posto criado na avenida José Faria da Rocha, 1.960, na segunda-feira (5), o presidente do TRE/MG, desembargador Edgard Penna Amorim, destacou a importância da biometria. “Trata-se de uma tecnologia que garante maior segurança para o voto e para o eleitor, pois a biometria consiste na coleta e no arquivamento em sistema das impressões digitais e a atualização dos dados de cada eleitor”. Além de Contagem, o recadastramento é obrigatório nas cidades de Betim, Uberaba e Uberlândia.

Na oportunidade o presidente do TRE/MG foi recebido pelo substituo do Foro Eleitoral de Contagem, juiz Rogério Braga e pelo o procurador-geral de Contagem, Marius Fernando Cunha de Carvalho, acompanhado do procurador-adjunto, Rafael Braga de Moura, e do secretário-adjunto de Desenvolvimento Social e Habitação, Afonso José de Andrade. Em nome do município, o procurador Marius Carvalho falou da parceria do Executivo Municipal com o TER. “A prefeitura está aberta à colaboração com a Justiça Eleitoral não apenas neste momento da biometria, mas em qualquer outra ocasião que precisar”. A prefeitura cedeu para os postos de biometria, imóveis e estagiários.

De acordo com o diretor do Foro Eleitoral de Contagem, Luiz Cláudio Medeiros, nesta reta final, todos os postos estão atingindo a sua capacidade máxima, com um atendimento médio diário, somando todos os postos, de 4.300 pessoas. “ O número de eleitores de Contagem é de 474 mil eleitores e a nossa meta neste momento é atingir 80% deste universo com a biometria”, informou.

Em Contagem, a Justiça Eleitoral disponibilizou nove postos para esta finalidade com o apoio da prefeitura (veja os endereços a baixo). O eleitor que não fizer a biometria até esta sexta-feira terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições deste ano.

beforeNos últimos dias, postos têm recebido um grande público

   Jovens e idosos

Jovens que vão tirar o primeiro título ou eleitores que vão se transferir para as cidades de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia não estão sujeitos ao prazo do dia 9 de fevereiro para fazer o recadastramento biométrico obrigatório. Quem estiver em uma dessas duas situações, tem até o dia 9 de maio para fazer o procedimento. Também não é necessário o comparecimento daqueles já fizeram a biometria no município em anos anteriores, tendo já o registro “identificação biométrica” no título.

No caso dos idosos, o TRE esclarece que não há risco de perda do benefício da aposentadoria caso os eleitores, com mais de 70 anos, não façam o recadastramento biométrico. Como o voto é facultativo para esse grupo de eleitores, a única consequência negativa será o cancelamento do título e a impossibilidade de votar nas eleições do país.

Fácil

Fazer o cadastro biométrico é rápido e fácil, para isso o eleitor deverá levar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de endereço recente. Para o eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Implicações

Além de não poder votar nas eleições e ter o título cancelado, o eleitor sofre outras implicações por não fazer o recadastramento como a impossibilidade de prestar concurso público, ingressar em universidade pública, não poder tirar passaporte ou viajar para o exterior, dentre outras. Por isso, fique atento e não perca o prazo.

Locais

Em Contagem, para se recadastrar, o eleitor pode agendar o atendimento por meio do site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148). Depois disso, é só comparecer à Central de Atendimento indicada no dia e horário marcados. Mas na cidade ainda há diversos pontos de atendimento sem que seja necessário o agendamento, sendo o eleitor atendido de acordo com a ordem de chegada (confira lista abaixo).

O eleitor de Contagem que trabalha ou circula por Belo Horizonte pode ser atendido também no posto da avenida Prudente de Morais, 320 (e somente neste), com ou sem agendamento.

O eleitor de Contagem tem dez endereços para fazer o recadastramento biométrico, de segunda a sexta-feira:

Posto na avenida José Faria da Rocha: Av. José Faria da Rocha, 1.960, bairro Eldorado.

Central de Atendimento ao Eleitor – Av. João César de Oliveira, 1.434, Eldorado – 10 às 18h – com agendamento obrigatório

Câmara Municipal – Praça São Gonçalo, 18, Centro – 10 às 18h – sem agendamento obrigatório

Estacionamento do Big Shopping (Ônibus TRE Aqui) – Av. João César de Oliveira, 1.275, Eldorado – 10 às 18h – sem agendamento obrigatório

Itaú Power Shopping – Av. Coronel David Sarnoff, 5.160, 2º piso, bairro Cidade Industrial – 10 às 18h – sem agendamento obrigatório

Prefeitura de Contagem – Praça Tancredo Neves, 200, Camilo Alves – 9h às 17h – sem agendamento obrigatório

Regional Nacional – Rua Santa Maria, 1.076, Pedra Azul – 9h às 17h – sem agendamento obrigatório

Regional Riacho – Rua Rio Solimões, 204, Novo Riacho – 9h às 17h – sem agendamento obrigatório

Posto Prefeitura Aqui (Shopping Contagem) – Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850 – piso G3, bairro Cabral – 10h às 18h – sem agendamento obrigatório

Posto de Atendimento do TRE em Belo Horizonte – Av. Prudente de Morais, 320, Cidade Jardim – 8h às 17h – agendamento facultativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *