Você é convidado especial a uma caminhada pela Estrada Parque Passos de Dom João

Com saída de Diamantina destino à Vila de Biribiri, a caminhada percorrerá a Estrada Parque que carrega em seu nome, um dos personagens mais importantes da trajetória da cidade, Dom João Antônio dos Santos. A caminhada esta programada para acontecer no dia 11 de março, domingo, com saída às 07h da Policlínica ( trevo de Biribiri) e você é o convidado especial!

Não fique de fora! Faça já sua inscrição (GRATUITA) pelo link :

http://goo.gl/PyiyVa

HISTÓRICO:

A 1° caminhada pela Estrada Parque, ocorreu em 2017 e contou com cerca de 100 participantes entre crianças, jovens e adultos. Neste ano, a caminhada se repete e pretende levar novamente um grande público. Além de se divertirem, os caminhantes prestarão homenagem a Diamantina, que na semana irá comemorar mais de 300 anos de história, bem como a Dom João Antônio dos Santos que, em sua trajetória, muito fez por esta terra.

Dom João Antônio dos Santos, foi Bispo Diocesano de Diamantina e sua trajetória foi de muitas lutas e conquistas. Fundou o Seminário Sagrado Coração de Jesus e também o colégio Nossa Senhora das Dores.

Com o objetivo de proporcionar trabalho para as moças da região, Dom João criou, juntamente com seus irmãos, Dr. Joaquim Felício dos Santos e Dr. Antônio Felício dos Santos, a Fábrica de Tecidos do Biribiri, posteriormente, transferida para a sede do Município de Diamantina.

Dom João trabalhou incansavelmente pela abolição da escravatura. Consta que, pessoalmente, alforriou mais de dois mil escravos.

Chegou a criar até mesmo uma moeda própria que circulava em Diamantina, e era aceita normalmente em toda a região. Dom João Antônio dos Santos veio a falecer em 17 de maio de 1905.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *