Alex de Freitas anuncia investimentos de R$ 302 milhões  em saneamento e mobilidade em Contagem

Obra inclui canalização de córregos e criação de um parque Linear para recreação da população – fotos: Geraldo Tadeu

O Centro de Memória do Trabalhador da Indústria foi palco, nesta quinta-feira (15), do lançamento do Programa Avançar Contagem. O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, anunciou investimentos em uma das mais sonhadas obras de mobilidade da cidade: a avenida Maracanã. O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, do senador Aécio Neves, de deputados federais, estaduais, vereadores, secretários municipais, servidores e sociedade civil. Com recursos do Ministério das Cidades, serão investidos R$ 302 milhões na construção da via.

Um dos grandes benefícios será a redução significativa de tráfego na área central de Contagem, formada por vias estreitas, que não suportam o fluxo intenso de veículos. A implantação da avenida Maracanã, que terá 4,5 quilômetros de extensão, fará com que haja um ordenamento do espaço urbano, melhorando os deslocamentos das pessoas e o transporte de cargas na cidade.

De acordo com o prefeito Alex de Freitas, a obra da Avenida Maracanã atende três regiões importantes da cidade: Eldorado, Sede e Vargem das Flores, e todo o planejamento idealiza um sistema novo de transporte. “ Os moradores de Nova Contagem e região que, na grande maioria, utilizam o transporte público coletivo, diminuirão, aproximadamente, 30 minutos por viagem após a construção dessa avenida. Tratando do deslocamento da região de Nova Contagem até o metrô do Eldorado, será 1 hora a menos de trânsito. O povo de Contagem merece essa mudança, e ela fica mais próxima quando existe esperança e a energia positiva. Estamos trabalhando e empenhados para cada vez mais trazer melhorias e qualidade de vida para o povo contagense”, disse.

A implantação da avenida Maracanã faz parte de um pacote de medidas para a melhoria da infraestrutura viária de Contagem, que inclui a abertura de corredores de trânsito e a reestruturação do sistema de transporte público. O córrego Maracanã e o ribeirão Betim serão canalizados, possibilitando a criação de um sistema viário com calçada, faixa de estacionamento, faixas de rolagem e ciclovia.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, destacou o empenho da Administração Municipal que, inúmeras vezes, buscou no Ministério das Cidades recursos para viabilizar obras em Contagem. “O Governo Federal vem buscando apoio para melhorar a vida do povo brasileiro. Da mesma forma que celebramos a aprovação, pelo Ministério das Cidades, para que seja possível a contratação das obras da avenida Maracanã, avançando no saneamento, drenagem e recuperação de toda a infraestrutura que será necessária, também queremos avançar na mobilidade e obras que melhorarão a infraestrutura, a qualidade de vida e o transporte para as famílias de Contagem”, finalizou.

Anderson Giordane, morador de Nova Contagem, falou com satisfação da importância da construção da via que é esperada há muitos anos pela população. “Na altura do bairro Praia o trânsito, atualmente, possui um gargalo enorme e causa um atraso da viagem de até 40 minutos, gerando o desconforto e a perda de tempo nas atividades diárias das pessoas. Com essa obra da avenida Maracanã o trânsito terá mais fluidez e garantirá mais conforto aos moradores, que ganharão tempo para dedicar à família, aos estudos e ao bem-estar”, contou.

Prazos

A previsão é que as licitações sejam concluídas até outubro deste ano e que as obras sejam iniciadas em março de 2019, após o período chuvoso.

Conforme Freitas, a expectativa é que as intervenções durem entre dois anos e meio e três anos. “Queremos fazer o mais rapidamente possível, nossa equipe está muito entusiasmada”, afirmou.

Expansão do metrô

Durante a solenidade em Contagem, o ministro Alexandre Baldy autorizou a criação de um grupo executivo para iniciar estudos de viabilidade para as obras do metrô. O grupo será formado por representantes da Prefeitura de Contagem e do Ministério das Cidades. A ideia é criar a estação Novo Eldorado e ampliar em 1,5 km na linha 1. A ampliação do metrô beneficiará mais de 150 mil pessoas.

“A extensão do metrô, para o governo federal, é muito boa, porque vai agregar mais cidadãos e trabalhadores em toda a linha que já atende a região metropolitana”, afirmou o ministro. “Com investimento municipal e a garantia dos recursos federais, nós conseguiremos, com esse grupo executivo, de maneira célere, apreciar os projetos para tornar essa possível obra uma realidade”, completou Baldy. Ele garantiu que a União tem os recursos necessários para a obra.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *