Assembleia irá cobrar da CBTU explicações sobre aumento das passagens do metrô

Reajuste da tarifa em Belo Horizonte é o maior do país – DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA MINAS

A Assembleia Legislativa de Minas irá cobrar da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) uma explicação para o reajuste de 88% nos valor das passagens do metrô de BH, previsto para valer a partir desta sexta-feira. A cobrança será feita em audiência pública da Comissão de Participação Popular, a ser realizada nos próximos dias, para a qual a CBTU será convocada a participar.

A realização da audiência pública foi pedida pela deputada Marília Campos (PT), que considerou abusivo o aumento proposto. A parlamentar solicitou que sejam convidados representantes da CBTU, que administra o metrô de Belo Horizonte, e ainda, das prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem, municípios onde há estações do metrô.

“A população mais carente não pode pagar a conta desta crise”, afirmou o deputado Elismar Prado (PDT), referindo-se a esse aumento e a outros como o da conta de luz, proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ônibus sem cobradores

Na mesma reunião, a Assembléia aprovou o envio à Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), à Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito de Contagem e à Empresa de Transporte e Trânsito de Betim de pedido de providências para o retorno imediato dos cobradores aos postos de trabalho em todas as viagens dos ônibus nos respectivos sistemas de transporte de passageiros municipais e metropolitano.

A Assembleia quer que sejam informados o percentual de redução dos custos de operação dos sistemas propiciado pela retirada dos cobradores, bem como os estudos que embasaram a medida. O envio das solicitações formais de informação é resultado de audiência pública sobre o assunto realizada semana passada pela Assembleia.

Fonte bhaz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *