Presos tentam nova fuga na Penitenciária Nelson Hungria

Presos tentaram fugir novamente do complexo de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, de acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB-MG, Fábio Piló. É ao menos a quinta tentativa de fuga de dezembro do ano passado até este domingo (20) na penitenciária, além de cinco fugas ocorridas no período.

A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) confirmou o ocorrido e abriu um procedimento interno para apurar as circunstâncias. Em nota, disse que, por volta das 3h, a equipe de plantão interceptou, durante a ronda, sete detentos do anexo II descendo do telhado para alcançar a muralha. O comunicado também informa que houve danos em grades, que foram serradas.

Após a tentativa de fuga, agentes de segurança fizeram a contagem dos detentos e a unidade passa por revista nas celas, o que alterou a visitação de parentes. Pela manhã, a reportagem da TV Globo esteve no local e as visitas estavam impedidas no anexo 2 e no pavilhão 11 e seriam remarcadas.

De acordo com a comissão da OAB, foram duas tentativas em áreas diferentes. Na primeira, presos do anexo II foram surpreendidos por agentes penitenciários quando tentavam subir o muro. Na segunda, por volta das 4h, agentes encontraram cinco celas serradas no pavilhão 11.

Já a secretaria diz que, como os presos não chegaram a sair da cela no pavilhão 11, onde grades foram parcialmente serradas, este evento não é considerado uma segunda tentativa de fuga na mesma data.

No dia 9 deste mês, agentes penitenciários também impediram a saída de sete detentos. Dois deles foram localizados ainda dentro da unidade. Quatro estavam entre os muros que cercam o local e um já estava na parte externa.

Na data, a Seap informou que desde dezembro, trinta e um detentos conseguiram fugir da Nelson Hungria e 12 foram recapturados. Questionada sobre medidas de segurança, a secretaria afirmou que o governo autorizou investimentos no complexo penitenciário para a modernização do circuito fechado de TV, aquisição de sensores de presença e reestruturação da iluminação. Além disso, ressaltou que já trabalha no reforço de segurança no interior da unidade e nas muralhas.

OAB questiona sistema prisional

O presidente da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB-MG, Fábio Piló, tem feito críticas à situação da Nelson Hungria e chamado as fugas de “anunciadas”. Segundo ele, há déficit de agentes penitenciários, o que deixa a segurança vulnerável e gera sobrecarga de trabalho. Piló afirma que a situação dos servidores é caótica.

“Eles trabalham sobrecarregados, com equipamentos vencidos, sem estrutura física para o desempenho desse trabalho. Isso acarreta num aumento do afastamento dos agentes, pedido de férias e muitos acabam até abandonando seus postos de trabalho. E ainda a gente tem os casos dos suicídios que acompanhamos no início deste ano”, afirmou.

fonte MG e TV Globo, Belo Horizonte

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *