Prefeito de Contagem se reúne com governador Fernando Pimentel para resolver desabastecimento na CeasaMinas

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, se reuniu no início da noite desta terça-feira, dia 29, com o governador Fernando Pimentel e com o presidente da Associação Comercial das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. (CeasaMinas), Emílio Brandi. Na audiência no Palácio da Liberdade foram debatidas medidas para solucionar os problemas enfrentados pelos feirantes do Entreposto localizado em Contagem, ocasionados pelo efeito da greve nacional dos caminhoneiros.

A Alex de Freitas, que também é presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), o governo do Estado anunciou que vai desobstruir os pontos de retenção de caminhões nas rodovias que cortam Minas, trabalho que será feito pela Polícia Militar a partir desta quarta (30), permitindo que os produtos chegem a Ceasa. Também será reforçada a segurança dentro do Entreposto, para feirantes e clientes.

“Primeiramente, quero agradecer ao prefeito Alex de Freitas, que veio nos acompanhar na reunião com o governador, brigando e fazendo o pedido junto ao governo de Minas. A situação é muito grave dentro da Ceasa. O número de associados é grande e o mercado está totalmente desabastecido. Não está chegando produto nenhum e também não está saindo praticamente nada. Já está faltando ovo, fermento fresco, açúcar, está começando a faltar alguns tipos de arroz. A situação é muito preocupante. Não chegam carretas para descarregar na Ceasa, como também os clientes não estão indo lá. Os do interior, principalmente, estão severamente desabastecidos”, desabafou Brandi.

Segundo ele, o governo de Minas também se prontificou, a partir desta quarta, a intensificar o policiamento para garantir maior escoamento do combustível produzido na Refinaria Gabriel Passos, em Betim. “Está faltando combustível nos postos dentro da Ceasa, para os clientes e colaboradores”, lamenta Brandi.

Alex de Freitas está confiante na atuação do Estado para acabar com a crise do desabastecimento. “A medida adotada pelo governo, pela Polícia Militar, de liberar os pontos de retenção, nos tranquiliza. Estamos correndo um sério risco de desabastecimento. Estou com esperança de que, naturalmente sem violência, o Estado consiga cumprir seu papel de desobstruir as vias e que a gente volte à normalidade. Os prejuízos são incalculáveis. Estamos tentando minimizar o impacto da queda do serviço público na vida da população, mas estamos preocupados, pois Contagem é uma cidade de muitas indústrias, comércio pulsante, e temos que resolver essas questões. Fomos muito bem recebidos pelo governador e acredito que em 48 horas teremos condições de avaliar se funcionou ou não”, disse.

Gestão da crise

O prefeito coordena o Comitê de Gestão da Crise, criado pela Administração Municipal de Contagem na última segunda-feira (28), que está atuando para gantir os serviços essenciais . “A população ainda vai sofrer com a paralisação de alguns serviços. Com o ponto facultativo (nos dias 29 e 30 de maio), houve o fechamento das escolas e Unidades Básicas de Saúde. Mas os serviços de urgência e emergência da Saúde estão funcionando perfeitamente bem, estão abastecidos de insumos e medicamentos, os profissionais estão conseguindo chegar aos locais de trabalho, a coleta de lixo está acontecendo naturalmente e o serviço do transporte coletivo também começa a voltar a funcionar normalmente”, destaca Alex de Freitas.

Também participaram da reunião no Palácio da Liberdade Amarildo José Brumano Kalil, secretário-adjunto de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Sant Clair Schmiett Terres; representantes do comando da Polícia Militar e da administração da CeasaMinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *