Polícia Federal deflagra operação em Uberaba e prender criminosos de facção ligados a incêndios em Minas

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar de Minas Gerais, deflagrou a Operação Weber, com o objetivo prender membros de organização criminosa responsáveis pelos recentes ataques a ônibus e a instituições bancárias realizados na cidade de Uberaba/MG. Policiais federais e militares estão cumprindo 17 mandados judiciais, sendo 8 de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão.

As investigações apontaram que a ordem de ataques partiu de uma conhecida organização criminosa e que as pessoas que hoje estão sendo presas são integrantes de referida facção e participam ativamente do planejamento dos ataques na cidade.

Os envolvidos responderão pelos crimes de integrar organização criminosa, dano qualificado e incêndio, cujas penas podem chegar a 13 anos de prisão.

O nome da operação é uma alusão ao sociólogo Max Weber, que, em um ensaio sobre a definição de Estado, atribuiu-lhe o monopólio do exercício da força, ou seja, o Estado tem o direito de recorrer à força sempre que isso for necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *