Prefeitura finaliza processo de assinatura dos contratos contemplados pelo FMIC

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (CEJ), finalizou nesta terça-feira (31), o processo de assinaturas dos contratos dos projetos culturais contemplados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). Foram destinados cerca de R$ 741 mil que irão financiar 61 projetos em diversas áreas artísticas do município. Ao todo foram 125 inscrições que tiveram a plataforma online como facilitadora.  Agora, os projetos entram na fase de execução no mês do aniversário da cidade.

Esta é a quinta edição da proposta que propicia aos artistas, grupos, entidades e produtores culturais condições de pleitear o financiamento seguindo a linha dos termos regulamentados em edital e na legislação municipal. As áreas beneficiadas foram: artes cênicas, música, artes visuais, literatura, gastronomia, cultura popular, entre outros.

O secretário municipal da CEJ, Adriano Faria, falou sobre a valorização que os artistas locais ganham com a proposta. “O fundo é a principal ferramenta de incentivo à cultura na cidade. Ele tem vários pontos positivos, o primeiro deles porque é democrático, qualquer artista fomentador da cultura pôde inscrever seu projeto. Outra característica positiva é que este ano as inscrições foram feitas online, aumentando as possibilidades dos artistas de conseguirem os recursos. Nos editais passados houve uma quantidade relevante de projetos que não foram contemplados por causa de erros pequenos””, afirmou.

Para Adriano, o momento precisa ser muito bem celebrado. “A notícia é muito oportuna porque estamos entrando no mês de aniversário da cidade agora em agosto. Teremos como um presente para a cidade estas ações que acontecerão no município como um todo”, concluiu.

O Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) contemplou projetos nas oito regionais de Contagem e de maneira significativa levará para todo o município ações culturais. Confira a lista dos aprovados clicando AQUI (Pág. 150 a 156).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *