CBH Rio das Velhas e Contagem firmam acordo para revitalização da bacia

Nesta quinta-feira, dia 27, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em parceria com a Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais (Fiemg) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), reuniu representantes da indústria mineira, concessionárias e poder público para um Seminário do Programa “Revitaliza Rio das Velhas”. O evento teve lugar no Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), em Contagem.

Na ocasião, foi assinado um termo de adesão ao programa Revitaliza Rio das Velhas, que pretende recuperar as águas dessa bacia hidrográfica. Representando a Prefeitura de Contagem, o secretário municipal de Meio Ambiente, professor Wagner Donato, assinou o documento se comprometendo a juntar esforços na recuperação da bacia do Rio das Velhas. “O prefeito Alex de Freitas tem sido um incentivador e vem direcionando a Semad no sentido de dialogar permanentemente com os municípios vizinhos, ampliando a participação de Contagem nas ações a favor do meio ambiente, em um diálogo com a sociedade civil organizada, com o setor produtivo e com as instituições que hoje fazem esse trabalho em defesa do meio ambiente. Hoje a secretaria funciona em uma área verde de cerca de 180 mil metros quadrados, incrustada no meio de uma região industrial. E de lá, saem projetos, que já estão em andamento, que ajudam a preservar o meio ambiente e a revitalizar e cuidar das águas de Contagem”, pontua.

O presidente do CBH-Velhas, Marcus Vinícius Polignano, explica que o projeto Revitaliza Rio das Velhas é um esforço conjunto no sentido de salvar a bacia hidrográfica que serva à região metropolitana. “É o momento em que a gente coloca os municípios engajados na revitalização do Rio das Velhas. Mais de 50% da região metropolitana depende das águas do Rio das Velhas, então precisamos fazer um esforço para salvar esses cursos d’água, que inclusive vão para a região da Pampulha sendo, portanto, muito importante também para a revitalização da área”, conta.

O Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ é um pacto firmado entre o Comitê e diversos atores em prol da conservação e revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Ele vem com o principal papel de mobilizar e sensibilizar a indústria mineira e os agentes públicos quanto à necessidade da implantação de uma gestão ambiental com foco em ecoeficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *