Cláusula de barreiras ameaça extinção de 14 legendas do cenário político nacional

Dos 14 partidos que correm o risco de extinção pela cláusula de barreiras no ano que vem, de acordo com levantamento da Câmara do Deputados, ao menos oito deles trabalham em acordos para possíveis fusões entre legendas.

Pelas novas regras da reforma política aprovada em 2017, só terá direito ao fundo partidário e ao tempo de propaganda eleitoral o partido que recebeu ao menos 1,5% dos votos válidos nas eleições para a Câmara Federal, distribuídos em pelo menos nove estados, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.

Caso não cumpridos os requisitos, o partido precisaria eleger nove deputados federais em ao menos nove estados.

Neste ano, os 14 partidos que não cumpriram os parâmetros da cláusula de barreiras são PCdoB, Patriotras, Rede, PRTB, PHS, PRP, PMN, PTC, PPL, DC, PMB, PCB, PSTU e PCO. Desses, PCdoB, Patriotas e Rede têm a fusão como certa e outros cinco, PTC, PMB, PHS, PTB E PRB, estudam essas possibilidades.

No Patriotas, o deputado federal eleito Fred Costa confirmou a fusão com outras siglas, na maior aglutinação de partidos até o momento. A legenda tem conversas com PTC, PMB, PHS, PTB e PRB, e deve bater o martelo nesta semana. “A fusão vai ser o melhor. Provavelmente na quarta-feira (17) teremos uma deliberação dos partidos que irão compor esse projeto”, disse o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *