Vencedores dos Pontos de Cultura finalizam projetos para 2019

A fim de alinhar um calendário para o próximo ano, voltado para as ações dos Pontos de Cultura no município, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), Adriano Faria, se reuniu em seu gabinete com os quatro representantes das entidades vencedoras do certame para as ações: Arturos;  TV Rip – Nossa TV; Move Cultura e Grupo Trama.

Na oportunidade, o secretário parabenizou os vencedores e falou das mudanças ocorridas na Secej em setembro, principalmente com o objetivo de dar maior funcionalidade administrativa aos setores, unindo-os num só local, agora, no novo endereço: Rua Bernardo Monteiro, 900, 4º andar. O Centro Cultural, que sediava uma parte administrativa da Cultura, está sendo utilizado somente para as programações culturais.

Adriano falou sobre a forma transparente e democrática com a qual foi conduzido o processo de licitação dos Pontos de Cultura, conforme o edital 009/2017, e disse que a Secej vai fazer um plano de cultura para o biênio 2019/2020, além de criar mecanismos para estreitar o diálogo e a parceria com entidades e artistas da cidade.

“Estamos elaborando um plano que será encaminhado para o Legislativo, principalmente para a aprovação de maior verba para o setor. Sabemos das necessidades, pois temos patrimônios culturais que estão fechados, agonizando no tempo, como a Casa de Cacos, o Cine Teatro, a Casa do Registro, dentre outros”, destacou ele ao informar que, dentro dos próximos seis meses, estes vão receber obras de restauração para abertura ao público e poder cumprir suas finalidades.

Pontos de Cultura

 Os pontos de cultura fazem parte do programa do Ministério da Cultura (Minc) Rede Cultura Viva que tem por objetivo incentivar e desenvolver a cultura local e integrá-la nacionalmente. Foram inscritos 10 projetos e entidades que cumpriram prazos numa seleção por uma comissão julgadora formada por representantes das entidades promotoras de cultura e técnicos da subsecretaria de Cultura de Contagem.

Os recursos para os pontos de cultura foram da ordem de R$ 240 mil e foram conseguidos por intermédio de convênio entre a Prefeitura de Contagem e o Ministério da Cultura, sendo destinado R$ 60 mil para cada entidade que será um ponto de cultura em Contagem. Estas têm prazo para apresentarem o seu projeto que podem variar de manifestações culturais e oficinas.

Para a produtora do Grupo Trama, de teatro, Patrícia Matos, o ponto de cultura é um importante mecanismo de fomento do Minc, “pois incentiva e oportuniza difundir a cultura de grupos que já lidam com o setor há mais tempo, reconhecidamente”. Segundo disse, a proposta do Trama é dar continuidade aos espetáculos teatrais além das oficinas que já ocorrem na cidade, agora gratuitamente, podendo ser em palcos fechados ou abertos.

O Trama foi criado há 20 anos e  hoje conta com cerca de 12 pessoas entre atores e produtores. Há sete anos está em Contagem, quando, este ano, promoveu o Festival-20 Anos do Grupo Trama, levando a públicos diversos o teatro de qualidade a preços acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *