Ciro Carpentieri é um dos homenageados com a Comenda do Patrimônio

O Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Ambiental e Cultural de Contagem (Compac), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, entregou pela primeira vez, na quarta-feira, dia 24, a Comenda do Patrimônio Antônio Maria da Silva, criada para homenagear às pessoas que contribuíram ou contribuem para a preservação e manutenção da memória de Contagem e de seu patrimônio cultural. O jornalista e diretor do jornal Folha de Contagem, Ciro Carpentieri Filho foi um dos homenageados da noite.

O título leva o nome de Antônio Maria da Silva, mestre de todas as tradições culturais e Capitão Regente de Reinado da Comunidade Quilombola dos Arturos. Recém falecido, Antônio é um dos maiores exemplos de dedicação, envolvimento e contribuição para com a área de cultura da cidade, tendo sido reconhecido como Mestre de Culturas Populares pelo Ministério da Cultura.

Na cerimônia do dia 24, foram homenageados com a Comenda, o historiador autodidata Antônio Faria (in memoriam), conhecido como o principal escritor da história da cidade; o empresário, Marcelo Costa Giacomin, que, com recursos próprios, recuperou a casa da família, que foi inventariada pelo patrimônio público, fazendo questão de manter uma estrutura histórica e característica dos imóveis da cidade; a servidora municipal aposentada, Júlia Carolina da Cunha, considerada uma das mais exemplares por sua dedicação e envolvimento com a prestação do serviço municipal; e o jornalista Ciro Carpentieri Filho, proprietário do jornal Folha de Contagem, que circula na cidade há décadas. Infelizmente, Ciro faleceu dois dias antes do evento e foi representado por seu filho Ciro Carpentieri Neto.

Diversas autoridades municipais, artistas culturais e amigos dos homenageados prestigiaram o evento, entre eles o secretário de Cultura e presidente do Compac, Adriano Henrique Faria, que abriu o evento explicando que o objetivo dessa Comenda é despertar na sociedade a importância da valorização da história e da memória de Contagem. “Queremos despertar o sentimento de pertencimento nos cidadãos contagenses. Algo nos une aqui hoje. E é o amor pela cidade, pela sua história, pela sua memória e pelas pessoas aqui hoje homenageadas. Nosso papel, enquanto Poder Público, é chamar essa responsabilidade para nós e ter a capacidade de atendê-la. Mas sozinho o Executivo não faz nada. Graças ao Compac, estamos aqui hoje conectando passado com presente e futuro”, disse o secretário, que também parabenizou a equipe da Secretaria responsável pela organização da cerimônia.

O superintendente municipal de Promoção da Igualdade Racial e representante dos Arturos, Jorge dos Santos, genro do mestre arturo que deu nome à Comenda, também falou da importância da resistência em defesa da valorização da cultura, do patrimônio e da memória da cidade. “Essa Comenda é importantíssima para preservar o que representam os 10 filhos de Artur. É com muita honra que represento meu sogro Antônio que deixou um grande legado a preservar: as manifestações culturais dos Arturos”, afirmou.

A servidora homenageada, Júlia Carolina da Cunha, tomou a palavra de forma muito emocionada para agradecer a menção honrosa. “Divido esta homenagem com meus companheiros de jornada na preservação e valorização do patrimônio. Estou aposentada, mas o trabalho segue seu percurso. Vocês poderão continuar contando comigo por meio da música”, disse ela, que ainda anunciou um projeto pessoal voluntário de auxiliar na Camerata da Casa Azul.

O empresário Marcelo Giacomin foi sucinto em seu discurso de agradecimento, mas garantiu que as palavras vieram diretamente do coração: “É um título muito importante para mim, unindo-o a outras homenagens que honram minha família”.

Bruno Torquato, neto do homenageado Antônio Faria, historiador autodidata e vereador por três legislaturas, em sua fala, citou vários nomes de peso da cultura brasileira e se disse muito orgulhoso por representar o avô na oportunidade. “Hoje, aqui, me lembro de quando meu avô me levava para ver as manifestações culturais dos Arturos e posso dizer: como é necessária a luta pelas minorias!”, ressaltou.

Já Ciro Carpentieri Neto, filho do jornalista homenageado, pediu licença a todos para ler um texto de homenagem redigido por ele e direcionado ao pai e um outro texto também redigido por ele, com as palavras que ele acredita que teriam sido ditas pelo jornalista naquele momento. Neto ainda relatou como o pai recebeu a notícia da homenagem com forte emoção poucos dias antes de falecer.  Ciro Carpentieri Filho, também, foi representando no evento pelos familiares, amigos e equipe do jornal Folha de Contagem, na pessoa da diretora comercial Egléia Machado e o jornalista Victor Machado

Também prestigiaram a entrega da Comenda o subsecretário de Cultura, Mário Fabiano, o vice-presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador José Antônio, o vereador Edgar Guedes, e o secretário geral do Compac, Felipe Bicalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *