Secretaria de Educação promove ações de enfrentamento ao racismo

 

 

 

 

 

 

 

Durante o mês de novembro, as escolas da Rede Municipal de Ensino e as unidades da Funec serão palco de ações voltadas para o enfrentamento ao racismo e igualdade de gênero. As atividades fazem parte da programação preparada pela Secretaria Municipal de Educação, intitulada “Novembro: Mês da Consciência Negra”.

Com uma programação bem diversificada, o objetivo é articular e dar visibilidade a várias ações que visem a promoção da igualdade racial, superação do racismo e equidade de gênero. Ao todo 12 escolas, sendo 11 municipais e a unidade da Funec Nova Contagem, terão em sua grade um cronograma de ações bem diversificado: roda de conversa com educadores, oficineiros, comunidade escolar e amigos da escola, exposição de trabalhos, literatura e contação de histórias, oficinas e apresentações sobre penteados afros, capoeira, danças, hip hop.

A diretoria de Relações Étnico-raciais e de Gênero, Rosângela da Silva, ressalta a importância da realização do evento. “As questões que tratam da diversidade humana precisam ser pautadas ao longo do ano no projeto político pedagógico, projeto temático e demais ações de planejamento escolar. Educar para as relações étnico-raciais e para o respeito ao feminino é antes de tudo, contribuir para formação humana da criança/adolescente. Conhecer e se reconhecer na história contribui para que tenhamos alunos com as identidades fortalecidas e consequentemente com mais perspectivas e melhor desempenho escolar”, afirma.

“Dia B”

Pelo terceiro ano o Dia B (Dia da Biblioteca), vai ampliar nos espaços escolares de Contagem discussões sobre a diversidade racial com foco no negro e a sua história na sociedade. Ao todo 68 escolas municipais e as 10 unidades da Funec receberão uma programação especial no dia 22 de novembro, em todos os turnos escolares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *