Contagem é representada no Congresso Internacional Brain Connection 2018

A 4ª edição do Congresso Internacional “Brain Connection” reuniu mais de 150 especialistas, sendo 15 deles europeus, de 8 a 10 de novembro, em Belo Horizonte, visando debater as práticas inovadoras e tecnologias da educação, propondo desafios para atuar com a geração digital.

O evento já se tornou um reconhecido espaço no Brasil para o diálogo entre pesquisadores, acadêmicos, professores, profissionais e comunidade na abordagem de diversas temáticas relacionadas à Neurociência aplicada ao saber educacional. A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Contagem (Seduc) teve oito trabalhos aprovados para a apresentação no Congresso.

O evento ofereceu um espaço de discussão e socialização entre comunidade local e os atores dos múltiplos núcleos da neurociência e faz parte da Chancela Internacional Erasmus+ (Plano de Ação da Comunidade Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários), sendo o único evento nacional da área reconhecido por essa iniciativa. Valoriza temas relevantes de pesquisa para apoio às políticas de inclusão e práticas institucionais voltadas para a inclusão.

A programação destacou temas relevantes para disseminar informações acessíveis e de alta qualidade sobre o cérebro humano e suas funcionalidades. Muitas descobertas estão ocorrendo nos campos da linguagem, memória, comportamento, envelhecimento, educação, transtornos, doenças e lesões decorrentes da aplicação da Neurociência, responsável pelo estudo do Sistema Nervoso Humano com foco na apresentação do funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações ao longo do tempo. A ciência é complexa e dividida em três elementos: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos, sendo que o Sistema Nervoso comanda todas as atividades corporais.

Premiação
Durante a abertura do evento, a Seduc foi premiada com o diploma “Tributo Especial em Boas Práticas em diversas áreas do Conhecimento”. Um dos prêmios mais valorosos que ressalta a importância das atuações profissionais em vários setores, voltadas para a melhoria da qualidade de vida. De acordo com a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza a premiação além de valorizar o trabalho dos profissionais da Seduc, incentiva a equipe a empenhar ainda mais nas pesquisas e nos projetos voltados para a inclusão.

Ela cita por exemplo, a parceria com o Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS) para o atendimento aos estudantes da escola regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na promoção da qualidade de vida. Também o programa de formação de estagiários, cuidadores e professores da inclusão no Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Em Contagem hoje, estudantes com necessidades especiais são atendidos com respeito e com a participação da família, objetivando uma escola de qualidade para todos”, explicou Sueli Baliza.

Selecionada com o “Projeto Piloto de Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Contagem”, que objetiva consolidar as diretrizes para Política de Educação Inclusiva no município, a superintendente de Projetos Especiais e Parcerias da Seduc, Ludmilla Skrepchuk, apontou importantes ações desenvolvidas atualmente pela secretaria, como a triagem dos estudantes com deficiência sendo identificados e cadastrados para o desenvolvimento de ações de intervenção pedagógica; plantão nas escolas ouvindo as famílias por meio de anamnese; envolvimento de toda a comunidade escolar na construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) a ser introduzido da rede municipal.

A educadora enfatizou a relevância da equipe da Seduc em participar do Brain Connection. “O congresso é um importante evento acadêmico-científico com tema principal na educação inclusiva e nas novas tecnologias assistivas e educacionais. Esse ano, a Seduc inscreveu dez trabalhos científicos e obteve o reconhecimento de oito deles avaliados pela comissão organizadora. Isso mostra o quanto os profissionais de Contagem estão empenhados e em consonância com pesquisas e projetos para a inclusão no município”, observou Ludmilla Skrepchuk.

Projetos da Seduc selecionados

“Projeto Piloto de Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Contagem”, autora: Ludmilla Skrepchuk.

“Estudo de caso como metodologia intersetorial na avaliação e intervenção de estudantes com deficiência de alta complexidade, no município de Contagem”, autora: Jéssica de Lourdes Ferreira Nogueira.

“Atendimento Educacional Especializado: Possibilidades e Desafios dos Recursos Trabalhados”, autora: Êni da Conceição Menez (professora de AEE da Escola Municipal Dona Babita Camargos).

“A estimulação da leitura em estudantes com Deficiência Intelectual em sala de Atendimento Educacional Especializado através de História Enigmáticas”, autora: Margaret Gomes da Costa.

“Mediação da professora de Atendiemnto Educacional Especializado na Educação Infantil e o manejo do estudante com transtorno de comportamento”, autora: Maria Aparecida de Souza Morais.

“Instrumento norteador para inclusão escolar do estudante com deficiência – PDI – Plano de Desenvolvimento Individual”, autoras: Alice Mourão Veloso Quintão e Sebastiana Rangel Ferreira Nunes.

“Projeto Soletrando em Libras para Ouvintes”, autora: Elaine Cristina dos Santos Gomes (professora de AEE da Escola Municipal Dona Gabriela Leite Camargos).

“Educação de surdos: uma proposta de alfabetização de surdos no município de Contagem”, autora: Francimara das Graças Batista.

Presentes no evento a subsecretária de Ensino, Dagmá Brandão; o subsecretário de Gestão e Operações, Sérgio Mendes; educadores e profissionais da Seduc. O Congresso Internacional “Brain Connection” aconteceu no Centro de Convenções do Othon Palace Hotel, no Centro de Belo Horizonte. O evento é direcionado a terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, advogados, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, professores, pais e demais profissionais das áreas de educação e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *