Solenidade na Câmara Municipal marca mês dedicado às mulheres

Fotos Samuel Junio Tomaz

Para marcar as celebrações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Contagem realizou, na quarta-feira, dia 13, a já tradicional solenidade do Mérito da Mulher Contagense. Na ocasião, 21 mulheres de destaque foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados em favor do desenvolvimento do município. Policial, cozinheira, assistente social, empresária, professora, advogada, administradora, contabilista, aposentada, religiosa, servidora pública, comunicadora, auxiliar de serviços gerais, dentista, fisioterapeuta, enfermeira, sindicalista e dona de casa são alguns dos perfis das agraciadas, todas com relevantes trabalhos sociais.

A solenidade cumpre a Resolução 011/2009, de autoria do vereador Alex Chiodi (SD), que falou em nome dos vereadores. Ele ressaltou a importância de se reconhecer o protagonismo da mulher, e a necessidade de se combater o feminicídio – crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres.

“O Legislativo encontrou uma forma justa de homenagear, reconhecer e agradecer a todas as cidadãs de nossa cidade pela contribuição e por tudo que representam para a sociedade. Acompanhamos, dia a dia, os muitos problemas que ainda enfrentam: a discriminação, o preconceito, o machismo e, recentemente, uma palavra que ganhou muita força nos noticiários e que acompanhamos estarrecidos, que é o feminicídio”, pontuou Chiodi. “A mulher merece toda a valorização, pois é fundamental na construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais fraterna”, completou.

Após a entrega das placas comemorativas e das flores para as homenageadas da noite, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), fez questão de mencionar as vereadoras de Contagem, que também já haviam recebido flores dos parlamentares. “As vereadoras Glória da Aposentadoria e Silvinha Dudu representam de forma admirável a coragem e a garra da mulher contagense. Recebam uma singela homenagem de todos os vereadores, reconhecendo o valor e a luta de vocês. É um privilégio trabalhar com vocês por uma Contagem melhor”, destacou.

Glória agradeceu a deferência e passou a palavra para a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Maria José Chiodi, que ressaltou o papel do Legislativo pela melhoria das políticas voltadas para as mulheres. “Aqui (na Câmara), representamos você, você precisa de falas neste lugar e de ser defendida neste lugar. Aqui, é a voz do povo, e temos ainda muitas lutas a ganhar e muitos caminhos a trilhar. E é muito importante a união de todos em favor de todas as mulheres”, falou para as homenageadas.

Daniel Carvalho encerrou a solenidade parabenizando as homenageadas, destacando sua importância para o município e fazendo um discurso forte sobre as dificuldades ainda enfrentadas pelas mulheres, principalmente os casos de violência, e a responsabilidade de todos em lutar contra os abusos cometidos contra as mulheres.

“A conquista de igualdades e do direito de exercer papéis relevantes na sociedade sempre custou às mulheres enormes sacrifícios, desde o início da história do Brasil. Então, eu afirmo que é preciso acreditar mais, a cada dia, que igualdade de oportunidade e igualdade de condição, de gênero, de raça e de, enfim, todos os tipos, deve ser nosso principal objetivo”, concluiu o presidente.

Confira as fotos:

Anamaria Malta Lima – Indicada pelo vereador Daniel Carvalho

Ariadne Cristina Coelho – Indicada pelo vereador Bruno Barreiro

Rosália Magalhães Marquês – Indicada pelo vereador Daniel do Irineu

Terezinha Gomes de Faria – Indicada pelo vereador Zé Antônio

Vânia Conceição Ferreira – Indicada pela vereadora Glória da Aposentadoria

Dulce Consuêlo Santa Rosa Bravo – Indicada pelo vereador Pastor Itamar

Cabo Tatiane Mara Moura Santos – Indicada pelo vereador Alessandro Henrique

Dagmar Otoni Silva – Indicada pelo vereador Jair Tropical

Glaucia Cardoso Paixão Mateus – Indicada pelo vereador Caxicó

Irmã Maria Helena Rodrigues – Indicada pelo vereador Teteco

Josefina Afonso de Souza Rocha – Indicada vereador Alex Chiodi

Junia Fernandes de Oliveira Carrieri – Indicada pela vereadora Silvinha Dudu

Júnia Mendes Barbosa – Indicada pelo vereador Edgard Guedes

Márcia Antônia Ferreira – Indicada pelo vereador José Carlos Gomes

Neuza Maria Gomes Dutra – Indicada pelo vereador Dr. Wellington

Renata de Carvalho Schettino – Indicada pelos vereadores Arnaldo de Oliveira e Rogério Marreco

Sandra Aparecida Trad – Indicada pelo vereador Capitão Fontes

Sibele de Fátima Neiva Miranda – Indicada pelo vereador Vinicius Faria

Sirlene Pereira dos Reis – Indicada pelo vereador Arnaldo de Oliveira

Valeria Dutra Batista Catalan – Indicada pelo vereador Dr. Rubens Campos

Débora Dayane Batista – Indicada pelo vereador Xexéu

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *