Médicos apresentam reivindicações em reunião com o prefeito Alex de Freitas

Foto Elias Ramos

O prefeito recebeu os representantes dos médicos em seu gabinete. Município vai avaliar impacto das propostas e novo encontro foi marcado para 5 de abril. 

O prefeito Alex de Freitas se reuniu na manhã desta quarta-feira (27) com os representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais (Sinmed-MG). Alex ouviu as reivindicações da categoria e ressaltou a importância da retomada deste diálogo para a continuidade dos avanços na Saúde, iniciados pela Prefeitura em 2017. O prefeito voltará a se encontrar com as lideranças sindicais em 5 de abril.

O secretário Municipal de Saúde, Cleber de Faria Silva, e o subsecretário de Administração, Luis André Vasconcelos, também participaram da reunião no gabinete do prefeito. Ao destacar os principais pontos da pauta de reivindicações, o presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo Município diante da crise econômica que assola todo o país. Com a resposta da Prefeitura, ele descartou a possibilidade de nova paralisação dos médicos.

“O grande objetivo é a fixação do médico em Contagem. Para que isso seja alcançado, entendemos é que necessário criar o plano de carreira, que vai garantir ao profissional a perenidade no serviço. E para diminuir o impacto financeiro, pois a gente sabe que a crise está acontecendo, propomos a incorporação ao vencimento daquilo que já está sendo pago hoje. Parte da remuneração é composta do vencimento e abonos. Seria incorporar esse abono que já está sendo pago ao vencimento, o que a longo prazo será importante para a categoria, na aposentadoria. E ao mesmo tempo, seria importante agora, porque não traria o impacto imediato neste momento de crise financeira”, afirma Fernando Mendonça.

O Município fará a análise deste impacto e os resultados serão apresentados na próxima reunião. “As reivindicações são justíssimas e históricas da categoria, que tem um papel importantíssimo no nosso sistema de Saúde. Os médicos têm o claro entendimento da dificuldade econômica pela qual passa o Estado, o país e o Município, mas em relação a algumas ações que não demandam impacto orçamentário e financeiro, de reorganização, ou que exigem pouco impacto, ficamos de fazer o estudo e dar uma resposta no dia 5, que antecede a próxima assembleia dos médicos, em 9 de abril”, ressalta Alex de Freitas.

Para o prefeito, a valorização dos médicos faz parte da continuidade dos investimentos que desde o início desta gestão elevam a qualidade do atendimento na Saúde de Contagem. “Acho que a paralisação foi um recado forte. Retomamos o diálogo, que havia sido prejudicado no final do ano passado em função da crise. Fiz questão de pedir desculpas. Vivemos momentos muito delicados, mas estamos saindo desta bolha e vamos viver dias melhores. Estou muito otimista de que vamos encontrar uma saída satisfatória para a Administração e para uma categoria tão importante. Os médicos reconhecem os avanços na Saúde, fizeram um elogio e naturalmente fazem parte dessa mudança, nos investimentos com o nosso esforço, que finaliza com o bom atendimento destes profissionais. Eles querem que a gente siga avançando com os bons exemplos de Contagem nestes últimos dois anos”, diz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *