Deputado Professor Irineu homenageia CeasaMinas na Assembleia Legislativa

O presidente da CeasaMinas, Guilherme Brant, recebe a homenagem das mãos do deputado Professor Irineu – Foto Heitor Lucas

Os 45 anos das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) foram celebrados na segunda-feira, dia 12, em Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para a homenagem é do deputado Professor Irineu (PSL).

Para o parlamentar, a empresa tem papel fundamental na questão social e econômica em Minas, e sua atuação se faz presente no dia a dia da população do Estado. “A Ceasa cumpre a função estratégica de organizar, expandir e dinamizar a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros em Minas”, destacou.
A CeasaMinas é uma empresa de economia mista do governo federal, sob supervisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Responsável pelo abastecimento de hortifrutigranjeiros no Estado, a entidade iniciou suas operações em 28 de fevereiro de 1974 e conta com instalações nos municípios de Contagem, Uberaba (Triângulo), Juiz de Fora e Barbacena, na Zona da Mata, e em Governador Valadares e Caratinga, ambas no Vale do Rio Doce.
“O entreposto de Contagem é o maior da CeasaMinas e foi implantado em 1974 para organizar o atacado principalmente de hortigranjeiros, que ocorria até então no centro de Belo Horizonte. Hoje o entreposto é considerado o mais diversificado do país e o segundo maior em oferta de produtos”, destacou o presidente da CeasaMinas, Guilherme Brant, ao agradecer a homenagem.

Referência
Ao longo dos 45 anos, o entreposto tem sido considerado referência para outras Ceasas em áreas como a de tecnologias da informação. Neste sentido um dos destaques é o uso do software Detec Web, programa de computador criado pela CeasaMinas, capaz de agilizar o processamento de informações de mercado, tais como preços médios, ofertas, procedência e séries históricas.
Desde 2003, quando o programa foi implantado, técnicos da CeasaMinas têm instalado e capacitado equipes de outras Ceasas, como a do Rio de Janeiro, Campinas, Acre, Espírito Santo, dentre outras, após convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A própria Conab utiliza o DetecWeb para alimentar um banco de dados próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *