Programa Tabelinha recebe “olheiros” do Cruzeiro Esporte Clube

Foto Ronaldo LeandroAs atividades do Programa Tabelinha, promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, continuam trazendo benefícios aos jovens e à  população de Contagem. Nas duas últimas semanas os núcleos regionais do programa receberam visitas dos Coordenadores de Captação de Atletas, os chamados olheiros, do Cruzeiro Esporte Clube, que acompanharam os treinamentos, e todo o processo pedagógico implementado junto aos futuros atletas. O programa, que tem por objetivo oferecer práticas esportivas e socioeducativas, no caso o futebol, teve início em junho deste ano, e já é um sucesso entre a “garotada”.

 

“O Tabelinha é uma forma de oferecer aos alunos a prática esportiva, através dos jogos, como ferramenta de vivência sistematizada do processo didático-pedagógico aplicado. Oferecer um contexto de experiências motoras, cognitivas e, principalmente, crítico-reflexivas, a fim de desenvolver os aspectos psicossociais, como cooperação, competitividade, fair-play, respeito às regras, entre outros aspectos importantes para o entendimento e compreensão do esporte para nossas crianças e jovens”, destacou o coordenador pedagógico do programa, Rafael de Rezende.

Os “olheiros” puderam acompanhar as atividades, conversar com atletas e professores sobre o esporte e, principalmente, sobre o ganho socioeducativo que o programa oferece. “É muito importante mostrar aos jovens o objetivo destes programas. Muito além de buscar ‘grandes jogadores’, nosso trabalho é levar incentivo e apresentar o caminho a ser seguido por aqueles que buscam um futuro no futebol. Para isso é necessário uma série de etapas a serem concluídas, como a disciplina, hábitos saudáveis, o desenvolvimento escolar, entre outros. E o Tabelinha é um primeiro estágio que agrega muito valor à formação destes jovens”, comentou um dos coordenadores.

As visitas continuarão acontecendo ao longo do mês de outubro, sempre com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos atletas participantes do programa. Todos os núcleos serão visitados nos dois turnos, durante a realização das atividades.

O programa é promovido pela Prefeitura de Contagem, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), no contra turno escolar, para meninos e meninas entre 10 e 15 anos, em sete núcleos regionais, utilizando os campos de futebol como espaços de lazer, promoção de saúde e formação de cidadania.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3352-5357.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *