Viaduto da CeasaMinas será duplicado para evitar retenções no trânsito

Foto Ricardo Lima

Após anos de espera, o viaduto da CeasaMinas situado sobre a BR-040, nas proximidades da avenida Severino Ballesteros Rodrigues, será duplicado e passará das atuais três para seis faixas de rolamento – serão três para cada sentido da via. A conclusão das obras da ampliação do tabuleiro do elevado colocará fim à retenção do tráfego de veículos, principalmente, nos horários de pico. Os trabalhos deverão ser iniciados ainda neste ano.

Na quarta-feira, dia 6, foi assinada a homologação da licitação para as obras de requalificação do viaduto e do seu entorno, que ainda incluem a ampliação das alças de acesso e adequações de mobilidade para pedestres, como a reestruturação das calçadas e a implantação de piso tátil.

Com valor orçado em R$ 17,4 milhões, as intervenções viárias no local fazem parte do Corredor Leste/Oeste, que integra o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs). Os trabalhos de ampliação do viaduto ficarão sob a responsabilidade da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon). Os recursos financeiros foram assegurados por meio de acordo celebrado com a CAF (Corporação Andina de Fomento).

Histórico

O viaduto dá acesso para três vias importantes situadas na cidade: avenida Helena de Vasconcelos, avenida Severino Ballesteros Rodrigues e a BR-040. Com tráfego intenso de veículos de carga e carros menores, é comum a  lentidão de em horários de pico, sobretudo, se houver acidentes na região.

Nas imediações do elevado, as vias de acesso comportam o fluxo de veículos, no entanto, elas se afunilam quando desembocam no viaduto. Hoje, existem duas faixas no sentido Via Expressa/Parque São João, e uma no sentido CeasaMinas/Severino Ballesteros Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *