Higiene dos pincéis é importante para saúde e duração dos produtos na pele

Fotos Divulgação

A maquiadora expert do Boticário Priscilla Pêgo dá dicas de como cuidar dos pincéis e esponjas de maquiagem

Com mais tempo livre em casa, muitos têm buscado formas diferentes de se ocupar e colocado em prática atividades que vinham sendo adiadas, como limpeza de armários, reorganização das gavetas e, por que não, das maquiagens? Retirar produtos vencidos e limpar pincéis e esponjas que utilizamos na aplicação da make são primordiais para saúde e beleza da pele.

Os pincéis são suscetíveis a acumular impurezas, podem assim se tornar o ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias e fungos. Os resíduos, além de afetarem o resultado e durabilidade da maquiagem após ser aplicada, podem causar reações na pele. Por isso, a limpeza regular dos acessórios é indispensável.

Priscilla Pêgo

Deixar de molho no sabão ou lavar em água corrente, qual a melhor maneira? Nessa hora surgem diversas dúvidas e para isso a expert de maquiagem do Boticário, Priscilla Pêgo, dá algumas dicas de como cuidar com carinho das ferramentas de beleza.

Limpeza: Lavar pincéis não tem muito segredo. “Basta esfregar delicadamente as cerdas com detergente ou shampoo de bebê, que é mais neutro e suave, e enxaguar em água corrente. Mas, tenho um segredinho que posso compartilhar. Em vez de friccionar as cerdas nas mãos, utilizo o Tapetinho Limpa Pincéis no qual esfrego as cerdas delicadamente, fazendo movimentos circulares até formar espuma. Enxaguo cuidadosamente e, para remover o excesso de água, só aperto as cerdas e já coloco para secar” aconselha Priscilla. Já para o caso das esponjas, é só mergulhá-la em um recipiente com água morna e sabão neutro. Depois, aperte a esponja na palma da mão, até sair o excesso de produto e água.

Secagem: Aqui tem um detalhe importante. Além de deixar as cerdas dos pincéis secarem naturalmente em local seco e arejado, Priscilla tem um conselho: “É preciso se atentar na secagem, que deve ser feita com as cerdas para baixo ou com os pincéis deitados sobre uma toalha para evitar que escorra água para o cabo, o que pode prejudicar o pincel”. Para as esponjas, não tem mistério, basta deixar secar na sombra.

Frequência – E como a rotina de higienização depende muito da utilização de cada pincel, Priscilla ainda explica a periodicidade das lavagens. “Quanto mais se usa, maior a frequência das lavagens. Por exemplo, quem utiliza pincel de base todos os dias, é recomendado lavar o pincel, pelo menos, a cada 15 dias. E, no caso das pessoas com acnes e cravos, toda semana. Agora, se você usa uma vez por semana, pode lavar pincéis uma vez por mês. Já as esponjas devem ser lavadas toda semana se o uso for diário”, completa.

Vale lembrar que, ao perceber que os pincéis já estão com as cerdas muito danificadas e as esponjas muito desgastadas, é hora de providenciar a substituição por novos acessórios, que vão garantir uma performance muito melhor na maquiagem e evitar prejuízos à saúde da pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *